EJA: UMA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO PARA ALÉM DA SALA DE AULA

Maria Dias de oliveira Dias de Oliveira, Lucinéa Matsui dos Santos, Ednei Genaro

Resumo


Este trabalho foi realizado na Disciplina de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no sétimo semestre do curso de Pedagogia UFMS/CPNV, tendo por objetivo analisar a faixa etária dos alunos que frequentam essa modalidade de ensino e compreender como acontece o processo de alfabetização em uma escola no município de Naviraí/MS. Para fundamentar esse trabalho nos baseamos na Constituição Federal de 1988 e em pesquisadores da área, como Souza (2003), Mortatti (2011), Masson (2012) e Machado (2006). As observações e dados obtidos foram por meio de uma roda de conversa, onde os alunos da sala observada nos relataram suas experiências em salas de aula, os motivos que fizeram eles a frequentar a EJA, e quais as mudanças de vida que tiveram depois de estar frequentando a escola. Fica claro que a EJA, vem cumprindo seu papel e, nessa turma, compreendendo idades entre dezoito e cinquenta sete anos, contribuí muito para as relações interpessoais, visto que são diferentes gerações e personalidades, mas com um objetivo comum: o de aprender independente de qual seja o interesse do aluno.


Palavras-chave


EJA; Educação; Aprendizagem

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Referências


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