EJA: UMA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Resumo
Este trabalho foi realizado na Disciplina de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no sétimo semestre do curso de Pedagogia UFMS/CPNV, tendo por objetivo analisar a faixa etária dos alunos que frequentam essa modalidade de ensino e compreender como acontece o processo de alfabetização em uma escola no município de Naviraí/MS. Para fundamentar esse trabalho nos baseamos na Constituição Federal de 1988 e em pesquisadores da área, como Souza (2003), Mortatti (2011), Masson (2012) e Machado (2006). As observações e dados obtidos foram por meio de uma roda de conversa, onde os alunos da sala observada nos relataram suas experiências em salas de aula, os motivos que fizeram eles a frequentar a EJA, e quais as mudanças de vida que tiveram depois de estar frequentando a escola. Fica claro que a EJA, vem cumprindo seu papel e, nessa turma, compreendendo idades entre dezoito e cinquenta sete anos, contribuí muito para as relações interpessoais, visto que são diferentes gerações e personalidades, mas com um objetivo comum: o de aprender independente de qual seja o interesse do aluno.
Referências
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/cciViL_03/Constituicao/Constituicao.htm> Acesso em: 5 de out. 2018.
______. Congresso Nacional. Lei Federal nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em: 20 de dez. de 1996.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. PROEJA: O significado socioeconômico e o desafio da construção de um currículo inovador. In: MEC, SEED, TV Escola, Salto para o Futuro. (Org.). PROEJA: Formação técnica integrada ao ensino médio. Rio de Janeiro: MEC, SEED, TV Escola, Salto para o Futuro, 2006, v. 16, p. 36-53.
MASSON, Terezinha Jocelen et al. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos (pbl). In: Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), Belém, PA, Brasil. 2012.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Função Social da Escola: aspectos históricos e metodológicos da alfabetização. In: CHAVES, marta; SETOGUTI, Ruth Izumi; VOLSI, Maria Eunice França. (Org.). A função social da escola: das políticas públicas às práticas pedagógicas. Maringá: EDUEM, 2011, v. 1, p. 38-39.
FERREIRA, Aurino Lima; ACIOLY-RÉGNIER, Nadja Maria. Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100003 > Acesso em: 30 set. 2018.