CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O DESCARTE CORRETO DE LÂMPADAS PARA COMUNIDADE DE ASSIS CHATEAUBRIAND - PARANÁ

  • Grazielli Bueno Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
  • Amanda Meirelles Pinto Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
  • Pedro Henrique Sóccio Eller Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
  • Kátia Cristiane Kobus Novaes Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
  • Polyanna Guimarães e Miranda Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
Palavras-chave: Descarte de Lâmpadas, Meio Ambiente, Conscientização

Resumo

A contaminação do meio ambiente se dá quando ações humanas começam a interferir no equilíbrio existente. Nesse sentido, para a preservação ambiental é necessário impedir sua contaminação, mantendo-o em propriedades originais. O grande obstáculo para a conservação da natureza é a poluição decorrente da contaminação, que pode ser pelo ar, solo ou água.  Esse fenômeno ocorre de diversas maneiras, podendo ser por materiais que tenham contaminantes em sua composição. Com base nisso, realizou-se estudo objetivando levar informações à comunidade, a fim de promover alterações de comportamento quanto ao descarte de lâmpadas. Com esse propósito, foi feito um levantamento de dados por meio de formulários aplicados como entrevistas para a população do bairro Jardim Jussara de Assis Chateaubriand e em empresas locais revendedoras de lâmpadas. Tal método permitiu identificar e analisar a forma de descarte incorreta para possibilitar a conscientização dos munícipes através de palestras a respeito do descarte adequado e as consequências do direcionamento inapropriado de resíduos sólidos. Desse modo, contribuindo para o esclarecimento dos moradores locais a respeito do tema e o consequente resguardo ambiental.

Biografia do Autor

Grazielli Bueno, Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
Graduação em Engenharia Elétrica com enfase em Telecomunicações, pela Faculdade Pitagoras de Londrina (2009) e pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CP) - Campus Cornélio Procópio (2012). Possui experiência na docência nos ensinos técnicos integrado ao ensino médio e subsequente e graduação, ministrando aulas nos cursos Técnicos Subsequente em Agroecologia, Eletrotécnica e Eletromecânica e edificações, Técnico Integrado em Eletromecânica e Nível Superior em Engenharia Elétrica.Suas principais áreas de atuação consistem em: Instalações elétricas prediais e industriais, Instalações elétricas e Segurança e medicina do trabalho.
Amanda Meirelles Pinto, Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
Estudante do curso Técnico Integrado ao ensino médio em Eletromecânica pelo IFPR – campus Assis Chateaubriand.
Pedro Henrique Sóccio Eller, Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
Estudante do curso Técnico Integrado ao ensino médio em Eletromecânica pelo IFPR – campus Assis Chateaubriand.
Kátia Cristiane Kobus Novaes, Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand

Graduação em Letras pela UNESPAR (1997). Pós-Graduação em Intertextualidade nas Literaturas de LP pela UNESPAR (2003). Docente do IFPR – Campus Assis chateaubriand. Possui experiência na docência nos ensinos técnicos integrado ao ensino médio e subsequente e graduação.

Polyanna Guimarães e Miranda, Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
Graduação em Física pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Mestrado e Doutorado em Física pelo programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMA). Docente do IFPR – Campus Assis chateaubriand. Possui experiência na docência nos ensinos técnicos integrado ao ensino médio e subsequente e especialização.

Referências

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Lei n° 10.888, de 20 de setembro de 2001. São Paulo. Disponível em < https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2001/lei-10888-20.09.2001.html>.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas constitucionais nos 1/1992 a 95/2016, pelo Decreto legislativo no 186/2008 e pelas Emendas constitucionais de revisão nos 1 a 6/1994. – 51. Ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017. 116 p.

GREEN COMPANY CO2. Pesquisa encontra materiais pesados em lâmpadas LED. Disponível em: < http://www.greencompanyco2.com.br/2015/06/pesquisa-encontra-metais-pesados-em-lampadas-led/>.

SÃO PAULO. LEI ESTADUAL n° 997, de 31 de maio de 1976. Art. 2º. Dispõe sobre o Controle da Poluição do Meio Ambiente, São Paulo, SP, maio de 1976.

ZANICHELI, C. et al; PERUCHI, I.B.; MONTEIRO, L.A.; JOÃO, S.A. da S.; CUNHA, V.F. Reciclagem de lâmpadas Aspectos Ambientais e Tecnológicos. 2004. Disponível em :< http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/L%E2mpadas/reciclagem_de_lampadas_aspectos_ambientais_e_tecnologicos.pdf>.

Publicado
2018-12-07
Como Citar
BUENO, G.; PINTO, A. M.; ELLER, P. H. S.; NOVAES, K. C. K.; MIRANDA, P. G. E. CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O DESCARTE CORRETO DE LÂMPADAS PARA COMUNIDADE DE ASSIS CHATEAUBRIAND - PARANÁ. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 7 dez. 2018.
Seção
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo