MERCADO DE CERVEJAS ARTESANAIS EM CUIABÁ – MT: uma análise das estratégias mercadológicas e do comportamento de consumo

  • Ruan Luiz Machado Universidade Federal de Mato Grosso
  • Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro Universidade Federal de Mato Grosso
  • Fernando Thiago Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Estratégias, Comportamento do Consumidor, Perfil de Consumidores, Cerveja Artesanal, Cuiabá.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar as variáveis que influenciam o comportamento de compra dos consumidores de cervejas artesanais na cidade de Cuiabá, bem como as estratégias mercadológicas adotadas pelas fabricantes. Para embasar as análises, foram utilizados referenciais teóricos acerca do comportamento do consumidor e fatores influenciadores no processo de compra. Os levantamentos dos dados foram feitos através de questionários aplicados junto aos consumidores, e entrevista com os gestores das fábricas de cerveja artesanal. Os resultados mostram que o consumidor é composto por sua maioria, por homens, com uma idade média em torno dos 20 a 24 anos, com alto nível de escolaridade. Verificou-se que a maioria começou a consumir cervejas artesanais nos últimos três anos, o principal atributo ressaltado o sabor, tendo como principais agentes influenciadores, amigos e familiares. Concluiu-se que os consumidores buscam por produtos de qualidade diferenciada, sendo mais influenciados pelo ciclo em que convive no cotidiano.

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Publicado
2018-12-05
Como Citar
MACHADO, R. L.; TRIGUEIRO, F. M. C.; THIAGO, F. MERCADO DE CERVEJAS ARTESANAIS EM CUIABÁ – MT: uma análise das estratégias mercadológicas e do comportamento de consumo. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 5 dez. 2018.
Seção
Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor