RELEVÂNCIA E DIFICULDADES DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: relatos de graduação

  • Luiara Maria da Cruz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Daiana da Rocha Reis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Patrícia Nantes Camelo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Formação docente, Teoria e Prática

Resumo

O Estágio supervisionado permite ao acadêmico colocar em prática seus conhecimentos adquiridos em sala de aula e também encontrar-se ou não na profissão escolhida. Assim, este estudo teve por finalidade verificar o ponto de vista de acadêmicos de pedagogia de uma universidade em Naviraí – MS a respeito dos estágios obrigatórios exigido na grade curricular do curso. Essa pesquisa foi dividida em etapas onde a primeira se deu em uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo onde buscou-se embasamento teórico em Pimenta e Lima (2012), Brasil (2008) onde apresenta a definição de estágio e na Resolução do Conselho Nacional (2006) que aponta a carga horário mínima exigida do curso. A segunda etapa se deu na aplicação de questionários fechados para conhecer a opinião dos acadêmicos a respeito do tema proposto. E na terceira etapa apresenta-se as análises destes questionários onde podemos perceber que o estágio supervisionado atribui um papel de grande relevância na formação profissional de cada acadêmico.

Biografia do Autor

Luiara Maria da Cruz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmica do 8° semestre de Pedagogia pela UFMS/CPNV
Daiana da Rocha Reis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmica do 8° semestre de Pedagogia pela UFMS/CPNV
Patrícia Nantes Camelo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmica do 8° semestre de Pedagogia pela UFMS/CPNV

Referências

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Publicado
2018-12-06
Como Citar
CRUZ, L. M. DA; REIS, D. DA R.; CAMELO, P. N. RELEVÂNCIA E DIFICULDADES DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: relatos de graduação. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 6 dez. 2018.