CONSTRUÇÃO DE UM MODELO PARA ANÁLISE DA ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO NAS TRANSAÇÕES DE LARANJA
Resumo
O objetivo do presente estudo é compreender a percepção do produtor de laranja sobre a assimetria informacional na comercialização do produto in natura utilizando a metodologia Multicritério em Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C) com base na Economia dos Custos de Transações (ECT). Os dados foram levantados a partir de entrevistas semiestruturadas com três produtores de laranja do noroeste do Paraná. A MCDA-C foi operacionalizada através de três fases: a fase de estruturação; avaliação; e a de recomendações (ENSSLIN, DUTRA, ENSSLIN, 2000). A primeira fase foi realizada por meio de uma pesquisa teórica, a qual identificou uma preocupação com a assimetria de informação na produção de laranja; na segunda fase, buscou-se na ECT elementos que permitissem o entendimento da assimetria da informação na laranja. O resultado foi três pontos de vistas fundamentais, são eles: oportunismo, incerteza e frequência. A partir disso, foi possível elaborar os descritores. A partir da modelagem, permitiu-se a análise do comportamento das transações de laranja. Nenhum dos pontos mapeados apresentaram desempenho a cima do esperado pelos decisores e apenas o descritor doença apresentou desempenho abaixo do neutro, isto indica que as transações não são destoantes do ponto de vista decisores.
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