REAPROVEITAMENTO DE MATERIAL ORGÂNICO PARA GERAÇÃO DE BIOGÁS

  • Grazielli Bueno Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
  • Nathally Kelly Pereira Yamada Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
  • Victor Henrique Tavares Luna Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
  • Dayader Bastista Malagutti Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
  • Kátia Cristiane Kobus Novaes Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
Palavras-chave: Biodigestor, Biogás, Sustentabilidade, Baixo custo

Resumo

Biodigestores são considerados o modo mais eficiente na produção e armazenamento de biogás, que se constitui em uma forma de energia renovável e barata, podendo ser convertida em energia elétrica, térmica ou mecânica. Este trabalho tem como objetivo apresentar à comunidade um protótipo de baixo custo, fácil montagem, além de identificar as vantagens sustentáveis e econômicas na produção de energia elétrica por meio de biogás. O protótipo, desenvolvido para uso doméstico em pequena escala, colocou em prática os estudos sobre o funcionamento do biodigestor. O biogás produzido, durante o período de testes, pôde ser utilizado no uso doméstico, substituindo o butano (C4H10) do botijão de gás. Pôde-se observar a viabilidade do sistema quanto a fatores econômicos e sustentáveis

Biografia do Autor

Grazielli Bueno, Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
Graduação em Engenharia Elétrica com enfase em Telecomunicações, pela Faculdade Pitagoras de Londrina (2009) e pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CP) - Campus Cornélio Procópio (2012). Possui experiência na docência nos ensinos técnicos integrado ao ensino médio e subsequente, e graduação, ministrando aulas nos cursos Técnicos Subsequente em Agroecologia, Eletrotécnica e Eletromecânica e edificações, Técnico Integrado em Eletromecânica e Nível Superior em Engenharia Elétrica.Suas principais áreas de atuação consistem em: Instalações elétricas prediais e industriais, Instalações elétricas e Segurança e medicina do trabalho.
Nathally Kelly Pereira Yamada, Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
Estudante do curso técnico integrado ao ensino médio em Eletromecânica pelo IFPR – campus Assis Chateaubriand.
Victor Henrique Tavares Luna, Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
Estudante do curso técnico integrado ao ensino médio em Eletromecânica pelo IFPR – campus Assis Chateaubriand.
Dayader Bastista Malagutti, Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
Estudante do curso técnico integrado ao ensino médio em Eletromecânica pelo IFPR – campus Assis Chateaubriand.
Kátia Cristiane Kobus Novaes, Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
Graduação em Letras pela UNESPAR (1997). Pós-Graduação em Intertextualidade nas Literaturas de LP pela UNESPAR (2003). Docente do IFPR – Campus Assis chateaubriand.

Referências

MAPA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Legislações. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/assuntos/insumos-agropecuarios/insumos-agricolas/fertilizantes/legislacoes>.

ROCHA, Camila. Universidade Federal de Juiz de Fora. Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Proposta de Implantação de um Biodigestor Anaeróbio de Resíduos Alimentares. Brasil: Trabalho de Conclusão de Curso. Juiz de Fora, 2016. Disponível em: <http://www.ufjf.br/engsanitariaeambiental/files/2014/02/TCC-camila-final-pdf.pdf >.

Portal do Biogás. Biodigestão Anaeróbia. Disponível em: <https://www.portaldobiogas.com/biodigestao-anaerobia/>.

FEARNSIDE, Philip. Dams With Big Reservoirs. The Globalist. Disponível em: <https://www.theglobalist.com/dams-climate-change-global-warming-brazil-paris-agreement/>.

ECYCLE. Impacto do metano para o aquecimento global é 25% maior do que o anteriormente estimado. Matérias. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/63-meio-ambiente/5302-impacto-do-metano-para-o-aquecimento-global-e-25-maior-do-que-o-anteriormente-estimado.html>.

Publicado
2018-12-14
Como Citar
BUENO, G.; YAMADA, N. K. P.; LUNA, V. H. T.; MALAGUTTI, D. B.; NOVAES, K. C. K. REAPROVEITAMENTO DE MATERIAL ORGÂNICO PARA GERAÇÃO DE BIOGÁS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 14 dez. 2018.
Seção
EIXO 3 - Resumo Expandido - Inovação e Tecnologias