ESTILOS DE TOMADA DE DECISÃO EM FOCO: uma pesquisa de survey com micro e pequenos empreendedores de Ponta Porã-MS
Resumo
Decidir é atribuição central do gestor no meio organizacional e o decision maker tende a fazer suas escolhas a partir de um estilo que lhe é peculiar, variável que será percebida na morfologia da própria decisão. O modelo dos estilos de decisão adotado aqui parte da premissa que, as pessoas diferem basicamente, em duas dimensões: (i) modo de pensar e (ii) tolerância à ambiguidade. Estas dimensões alocadas em um diagrama, definem quatro estilos: diretivo, analítico, conceitual e comportamental. A volatilidade mercadológica de micro e pequenos empreendimentos (MPE) considerando sua fragilidade em contextos competitivos e de elevado grau de incerteza e complexidade, aponta para a relevância de estudar o estilo de tomada de decisão de seus gestores. Frente ao exposto, o objetivo deste estudo é identificar o estilo de tomada de decisão dos empreendedores de MPE de Ponta Porã-MS. A estratégia metodológica envolveu uma pesquisa de survey junto a 102 MPE de uma amostra extraída da base de dados da JUCEMS. O Estilo decisório dominante identificado com a pesquisa foi o estilo conceitual, isso indica que nos empreendimentos pesquisados, ter-se-ia decisores com estilo decisório mais indicado para o contexto decisório onde estas MPE atuam.
Palavras-chave: Tomada de Decisão; Estilos Decisórios; Micro e Pequenos Empreendimentos.