A PERFORMANCE DOS CONTADORES FACE AO DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: A Contribuição da Formação Continuada

Rosa Beatriz de Araujo, Gianny de Almeida Ferraz, Cesar Schmidt Gonçalves

Resumo


Este trabalho versa a respeito dos recursos tecnológicos e suas aplicações no ambiente de trabalho dos profissionais da contabilidade, as implicações e fatores relevantes, bem como as influências e resultados de sua adesão. Tem por objetivo expor aspectos do impacto da Tecnologia da Informação na evolução das Ciências Contábeis, elucidar fatos que contribuíram para tal evolução, além, de apresentar os recursos tecnológicos dos quais dispõem e como são utilizados. Esta pesquisa é de suma importância por elucidar aspectos concernentes ao campo da Tecnologia da Informação enquanto voltada para atuação dos contadores. Para a área contábil depreende-se que é muito crucial sua utilização no desenvolvimento de atividades inerentes à contabilidade no que diz respeito à agilidade. Observou-se que embora necessária à execução de atividades ligadas à contabilidade, possuir tecnologias de ponta não exime o profissional de deter profundo conhecimento de contabilidade, pois de nada serviria excelentes recursos e dos mais avançados enquanto o profissional não for capaz de analisar as informações geradas. A grande contribuição desta pesquisa, foi o despertar dos profissionais que atuam na área contábil para a necessidade da busca de uma educação continuada, através da qualificação e aperfeiçoamento permanente face ao crescente desenvolvimento da Tecnologia da Informação.

 


Texto completo:

PDF

Referências


TCU, Tribunal de Contas da União. Política Pública de Inclusão Digital, 2015.

AMANCIO, Jacqueline Mateus. Contabilidade e Informática: um estudo sobre a satisfação dos usuários quanto aos softwares utilizados nos escritórios de contabilidade com sede em Rondonópolis-MT. Rondonópolis: UFMT. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis), Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, 2009.

BRASIL. Art. 1.179 da Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Dispõe sobre a instituição do Código Civil. In: Planalto do Governo, Brasília. Disponível em: . Acesso em: 27 abr. 2017.

COELHO, Claudio Ulysses Ferreira; LINS, Luiz dos Santos. Teoria da Contabilidade: abordagem contextual, histórica e gerencial. São Paulo: Atlas, 2010.

CORNACCHIONE, Edgard. Muito além dos números: Desafios para a contabilidade (2015 – 2020). In: X Convenção Matogrossense de Contabilidade: atualizar para evoluir, 2015, Cuiabá.

DIAS, Lidiane Nazaré da Silva; MOREIRA, Anna Carolina Silva.As perspectivas da profissão contábil para os formandos em ciências contábeis do instituto de estudos superiores da Amazônia – IESAM. XVIII Congresso de Contabilidade. Gramado – RS, 2008.

FILHO, José Francisco Ribero; et al. Estudando teoria da contabilidade.São Paulo:, Atlas, 2009.

FORTES, José Carlos. Desafios e perspectivas para a profissão contábil. In: Portal da Classe Contábil. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2015.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos; FARIAS, Ana Cristina de. Introdução à teoria da contabilidade para o nível de graduação. – 5. ed. – São Paulo: Atlas, 2009.

LAMBERTI, José Renato de Paula; SPERANDIO, Olirio. Teoria da contabilidade para Graduação Ciências Contábeis – EaD. Centro Universitário de Maringá. Maringá - PR, 2012. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2015.

MARQUES, Humberto Rodrigues et al. Como não “Reinventar a Roda”?: a Anterioridade Tecnológica como base para o Desenvolvimento Tecnológico. RevistaSociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, mai/ago 2015.

MOTA, Ariane Firmeza et al. “Teorias da Informação” e Teorias da Contabilidade: contribuição para tratamento da informação contábil. In: XIV Congresso USP Contabilidade e Controladoria. São Paulo, 2014.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Sistemas de informações contábeis: fundamentos e análise.6. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SÁ, Antonio Lopes de. Ética profissional. São Paulo: Atlas, 1996.

SAMPAIO, Fernando. SPED e a NF-e. In: X Convenção Matogrossense de Contabilidade: atualizar para evoluir, 2015, Cuiabá.

SANCHES, Kleyver Alves. Aspectos relevantes na adaptação dos sistemas de informações contábeis para fins decisórios. Rondonópolis: UFMT. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis), Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, 2007.

TRIBUTÁRIO, Portal. SPED – Sistema público de escrituração digital. Disponível em: . Acesso: 16 out. 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.