A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO (SEI) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: UM ESTUDO DE CASO NO CÂMPUS DE NAVIRAÍ.

  • Giseli Ayumi Miyashita
  • Marco Antonio Costa da Silva
Palavras-chave: SEI, Sistema de informação, Implantação, Melhoria, Reengenharia.

Resumo

A Administração Pública Federal tem cada vez mais se utilizado de documentos e processos eletrônicos como condição estratégica para consecução de seus objetivos. Neta linha, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul implantou em 2017 o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) com objetivo de tornar a gestão de seus processos mais eficientes. O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de implantação do SEI e seus resultados no Câmpus de Naviraí (CPNV), refletindo sobre os fatores facilitadores e dificultadores da sua implantação e os resultados alcançados. O estudo é de natureza qualitativa com a realização de estudo de caso no Campus de Naviraí. Os dados foram coletados com aplicação de entrevistas, documentos e observação direta. Os resultados mostram que a implantação do sistema causou certo desconforto nos seus usuários, principalmente no início de sua implantação, considerando o pouco tempo de treinamento inicial, mas muito rapidamente esse sentimento foi substituído, uma vez que o uso diário do sistema mostrou os resultados satisfatórios alcançados.

Referências

BERGUE, S. T. Modelos de gestão em organizações públicas: teorias e tecnologias gerenciais para a análise e transformação organizacional.Caixas dos Sul: Educs, 2011.

BRASIL. Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.

_____. Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017.

DAVENPORT, T. H. Reengenharia de processos: como inovar na empresa através da tecnologia de informação. Tradução Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

_____. T. H. MARCHAND, D. A., DICKSON, T. Dominando a gestão da informação. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GODOY, A. S. Estudo de caso qualitativo. In: GODOY, C. K., BANDEIRA-DE-MELLO, R. SILVA, A. B. (org.) Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais: Paradigmas, Estratégias e Métodos. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 115-146.

GOUVEIA, L.B., RANITO, J. V. Sistema de informações de apoio à gestão. Porto: Editora Sociedade Portuguesa de Inovação, 2004.

LAKATOS, E. M. MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.

_____.E. M; MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos.7ª ed. São Paulo: Atlas, 2013.

LAUDON, K. C., LAUDON, J. P. Sistema de informação Gerenciais, 7 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Tradução de Thelma Guimarães; revisão técnica Belmiro N. João.

PLANEJAMENTO. Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Processo Eletrônico Nacional (PEN). Disponível em: Acesso em: 05 mar. 2018a.

_____. Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Disponível em: <http://www.planejamento.gov.br/pensei/sei/>. Acesso em: 05 mar. 2018.

PORTAL SEI. Sistema Eletrônico de Informações. O que é o SEI? Disponível em: <http://portalsei.df.gov.br/category/sobre-o-sei/>. Acesso em: 22 mar. 2018.

SILVA, A., RIBEIRO, J. A., RODRIGUES, L. A. Sistema de Informação na Administração Pública. 1º ed. 1º reimpressão. Rio de Janeiro: Revan, 2005.

UFMS. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. UFMS assina termo para implantação do SEI. Disponível em: <https://www.ufms.br/ufms-assina-termo-para-implantação-do-sei/>. Acesso em: 15 mar. 2018.

_____. Sistema Eletrônico de Informações será implantado em julho. Disponível em: <https://www.ufms.br/sistema-eletronico-de-informacoes-sera-implantado-em-julho/>. Acesso em: 15 mar. 2018.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Publicado
2018-12-22
Como Citar
MIYASHITA, G. A.; SILVA, M. A. C. DA. A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO (SEI) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: UM ESTUDO DE CASO NO CÂMPUS DE NAVIRAÍ. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 22 dez. 2018.