APONTAMENTOS SOBRE AS ATUAIS POLITICAS DE CURRÍCULO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Gisele Gimenes do Amaral Miguel, Mikaéla Silva, Naiara da Silva Santos, Roselaine Nascimento Bonfim

Resumo


O trabalho aborda aspectos das Políticas de Currículo do Ensino Fundamental, com o objetivo de conhecer o que os professores entendem por Políticas Educacionais e se as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental são seguidas por esses profissionais da educação. Para ter acesso a essas informações, foi realizada pesquisa de campo com os professores através de questionários com perguntas sobre o assunto, e também pesquisas bibliográficas. Com base nas respostas dos profissionais, tivemos contato com a realidade, as dificuldades e limitações da prática docente. Consideramos que apesar das dificuldades os professores sabem o que é uma educação de qualidade, mas ainda há uma deficiência em alcançá-la devido a vários fatores. Percebemos também que é um grande desafio adaptar esse currículo ao cotidiano escolar atual. 


Palavras-chave


Políticas Educacionais, Ensino fundamental, Currículo, Neoliberalismo

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Organização de Alexandre de Moraes. 16.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2016 às 11h40min.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Secretaria da Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Disponível em: . Acesso em: 04 set. 2016 às 14h32min.

MARRACH, Sonia Alem. Neoliberalismo e educação. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2016 às 20h16mim.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.