APONTAMENTOS SOBRE AS ATUAIS POLITICAS DE CURRÍCULO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O trabalho aborda aspectos das Políticas de Currículo do Ensino Fundamental, com o objetivo de conhecer o que os professores entendem por Políticas Educacionais e se as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental são seguidas por esses profissionais da educação. Para ter acesso a essas informações, foi realizada pesquisa de campo com os professores através de questionários com perguntas sobre o assunto, e também pesquisas bibliográficas. Com base nas respostas dos profissionais, tivemos contato com a realidade, as dificuldades e limitações da prática docente. Consideramos que apesar das dificuldades os professores sabem o que é uma educação de qualidade, mas ainda há uma deficiência em alcançá-la devido a vários fatores. Percebemos também que é um grande desafio adaptar esse currículo ao cotidiano escolar atual.
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Organização de Alexandre de Moraes. 16.ed. São Paulo: Atlas, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2016 às 11h40min.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Secretaria da Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 04 set. 2016 às 14h32min.
MARRACH, Sonia Alem. Neoliberalismo e educação. Disponível em: <http://portal.iadebrasil.com.br/pos/biblioteca/alfabetizacaoletramento/moduloI/pdf/3%20Neoliberalismo%20e%20Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2016 às 20h16mim.