PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD: a percepção de estudantes e coordenadores de curso no município de Naviraí-Ms

  • Edna Silva Galiza Bezerra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Naviraí
  • Telma Romilda Duarte Vaz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Naviraí
Palavras-chave: Formação de Professores, Curso de Pedagogia, Educação a Distância

Resumo

A pesquisa que aqui relatamos tem como objetivo central verificar a qualidade dos cursos de formação inicial de professores em pedagogia na modalidade de EAD, em IES privadas no município de Naviraí/MS, segundo a percepção de estudantes e coordenadores de curso. Partindo dos pressupostos da pesquisa qualitativa, foi realizado uma pesquisa de campo em Instituições de Ensino a Distância da cidade de Naviraí-MS. Os dados foram coletados a partir de dois instrumentos: documentos e entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa indicam que a formação de licenciados em pedagogia exige esforço e disciplina tanto de alunos quanto de docentes das IES nas atividades de ensino. Entretanto, existe necessidade de maior investimento em atividades de pesquisa e extensão. Os sujeitos respondentes da pesquisa indicam que a escolha pela educação a distância leva em conta a facilidade de acesso e comodidade para concluir os estudos, contudo, desconsideram a qualidade da formação oferecida por essa modalidade de ensino.

Biografia do Autor

Edna Silva Galiza Bezerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Naviraí

Formada em Pedagogia pela UFMS

Telma Romilda Duarte Vaz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Naviraí

Professora do Curso de Ciências Sociais do Campus de Naviraí da UFMS.

Doutorando em Educação pela UNESP/Presidente Prudente-SP

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Publicado
2018-12-06
Como Citar
BEZERRA, E. S. G.; VAZ, T. R. D. PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD: a percepção de estudantes e coordenadores de curso no município de Naviraí-Ms. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 6 dez. 2018.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo