ESTRATÉGIAS DE ARTICULAÇÃO DOS ATORES SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL – A ação do Consórcio Intermunicipal para o desenvolvimento da Região Cone Sul de Mato Grosso do Sul (CONISUL).

Maurício Hiroyuki Kubo, Marco Antonio Costa da Silva

Resumo


O modelo de desenvolvimento político, econômico, social e cultural de pequenos munícipios não pode e não deve obedecer a lógica de desenvolvimento econômico dos grandes centros urbanos, fundamentado em forças exógenas, globalizantes, excludentes. Nas pequenas cidades, as forças que determinam o desenvolvimento precisam ser endógenas, emergindo das características do local e da região, pensada e estruturada em uma perspectiva coletiva, inserindo e integrando toda a sociedade organizada em torno de problemas, oportunidades e decisões. Entretanto, um problema relevante para essa perspectiva de desenvolvimento são as dificuldades encontradas para que os atores se organizem. O objetivo desta pesquisa é analisar as estratégias utilizadas para a articulação de atores sociais, a partir do Consórcio Intermunicipal para o desenvolvimento da Região Cone Sul de Mato Grosso do Sul (CONISUL), procurando refletir sobre como ocorre a promoção do desenvolvimento local e regional. Trata-se de um estudo em fase inicial de natureza qualitativa, sendo apresentado até o momento parte da revisão da literatura.


Palavras-chave


Desenvolvimento; Local, regional; Consórcio Municipal

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL FILHO, J. A endogeneização no desenvolvimento econômico regional e local. Ipea. Planejamento e Políticas públicas (ppp), 23, 261-286, 2001.

CABUGUEIRA, A. C. C. M. Do desenvolvimento regional ao desenvolvimento local: análise de alguns aspectos de política econômica regional. Gestão e Desenvolvimento, 9, 103-136, 2000.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2015). Cidades@. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 06 de março de 2017.

MULS, L. M. Desenvolvimento Local, Espaço e Território: o conceito de Capital Social e a importância da formação de redes entre organismos e instituições locais. Revista Economia, 1-21, 2008.

NÓVOA, et al., Formação para o desenvolvimento, Lisboa, ed. Fim de Século, 1992.

OLIVEIRA, Gilson Batista de; LIMA, José Edimilson de Souza. Elementos endógenos do desenvolvimento regional: considerações sobre o papel da sociedade local no processo de desenvolvimento sustentável. Rev. FAE, Curitiba, v.6, n.2, p.29-37, maio/dez. 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.