ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO

Joice Pestana, Valdelice Souza, Vivianny Assis

Resumo


Discussões referentes ao conceito de ensino da língua portuguesa, gêneros textuais e didática, foram levantadas durante as aulas da disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, a qual explanou procedimentos metodológicos quanto à temática. O objetivo desse escrito, é expor os materiais que são utilizados pela professora da turma de terceiro ano, de uma escola pública de Naviraí-MS. A realização da pesquisa, pautou-se em levantamento bibliográfico, pesquisa exploratória, e por meio da perspectiva de Cereja (2014), Koch (2015) e Santos (2009), que aludem sobre o assunto. Os resultados permitiram a percepção de como é trabalhada a língua portuguesa no terceiro ano, revelando como são estruturados os livros didáticos. Assim, o material analisado é favorável à proposta a qual foi escrito, pois oportuniza o ensino da língua portuguesa de forma significativa, com temas relacionados à faixa etária, uma linguagem de fácil interpretação, despertando o prazer pela leitura por meio da literatura apresentada e a produção textual por meio dos gêneros textuais indicados, além de permitir trabalhar a oralidade e a interação em sala de aula, como também em sociedade. Sendo então, um importante instrumento para o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa no terceiro ano do ensino fundamental.

 

Palavras-chave: Livro didático; Ensino de Língua Portuguesa; Ensino Fundamental.

 


Palavras-chave


Livro didático; Ensino de Língua Portuguesa; Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF

Referências


BERNADINO, A. J.; GISI, M. L. Educação de Jovens e Adultos: Novos tempos, velhos atores – Desafios frente à globalização. In: VI EDUCERE - Congresso Nacional de Educação – PRAXIS. Anais. 2006. p. 319-327. Disponível em: < http://www.pucpr.edu.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-031-TC.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2017.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: linguagens, 3º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

Editora Saraiva. Somos Educação. 2017. Disponível em: < http://www.editorasaraiva.com.br/o-grupo-saraiva/>. Acesso em: 04 dez. 2017.

KOCH, I.V. Ler e compreender: os sentidos dos textos. 3. ed. 11ª reimpressão. São Paulo: Contexto. 2015.

MORTATTI, M. R. L. Os sentidos da alfabetização (São Paulo - 1876/1994). São Paulo: Ed. UNESP; Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2000.

SANTOS, V. L. Ensino da Língua Portuguesa. Curitiba: IESDE Brasil AS. 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.