MENTES LIBERTAS EM CORPOS INQUIETOS: Relato de prática de um projeto de cultura na UFMS/CPNV

Franciely Sanabria Nascimbene, Viviane dos Santos, Mayra Prachedes Queiroz, Julio Cezar dos Santos, Sibelly Resch

Resumo


O objetivo do trabalho é descrever as ações realizadas durante o ano de 2018 pelo Grupo Mentes Libertas em Corpos Inquietos, desenvolvidas no âmbito de um projeto de cultura no Campus de Naviraí (CPNV) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O grupo tem como objetivo “desenvolver aspectos cognitivos, estéticos e emocionais na comunidade interna do CPNV”, por meio de diferentes núcleos: teatro; cinema e intervenções. O relato de experiência pode contribuir para a replicação do projeto em outros locais, demonstrando que, mesmo em localidades que não possuem cursos relacionados às artes, é possível desenvolver atividades que contribuam com a dimensão da formação cultural dos universitários.
Palavras-chave: Teatro; Cinema; Intervenção; Cultura.


Palavras-chave


Artes; Cinema; Teatro; Intervenções; Cultura

Texto completo:

PDF

Referências


BLAUTH, L. Arte e ensino: uma possível Educação estética. Em aberto, v. 21, n°77, 2007.

CARDOSO, Arlindo da Silva. Intervenções Urbanas. Revista EXTIFAL, v. 2, n° 1, 2014.

DOMINGUES, T. S. P. Teatro Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro: Projeto para a implementação do teatro no percurso académico e para (re)ativação do TUTRA. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Teatro. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. VilaReal/Portugal. 2016.

DUARTE, Rosalia; ALEGRIA, João. Formação Estética Audiovisual: um outro olhar para o cinema a partir da educação. Educação & Realidade, v. 33, n°1, 2008.

ESTANISLAU, C.; CASTRO, D.; VIEIRA, A. M.; RESCH, S. O mundo do trabalho visto no cinema: busca por significados no documentário peões. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 6, n. 2, p. 33-49, 2012.

FERREIRA, T. Teatro amador como pedagogia cultural. Lamparina – Revista de ensino de teatro. EBA/UFMG, v. 1, n°5, 2014.

FISCHER, E.. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

LOUREIRO, R. Educação, Cinema e Estética: elementos para uma reeducação do olhar. Educação & Realidade, v. 33, n°01, 2008.

SANSÃO FONTES, A.; COURI FABIÃO, A.. Além do público - privado: intervenções temporárias e criação de espaços coletivos no Rio de Janeiro. Revista de Arquitectura, v. 18, n° 2, 27-39, 2016. doi:10.14718/ RevArq.2016.18.2.3

SCHLINDWEIN, L. M. As Marcas Da Arte E Da Imaginação Para Uma Formação Humana Sensível. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. Especial, p. 419-433, out., 2015.

SCHNEIDER, C. Corpos En Cena: O Teatro Como Processo Colaborativo De Criação. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Ensino. UNIVATES. Lajeado/SC. 2015.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Expansão do ensino superior: contextos, desafios,possibilidades. Avaliação (Campinas) [online]. 2009, vol.14, n.2, pp.253-266. ISSN 1414-4077. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772009000200002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.