AÇÕES INTERDICIPLINARES NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: REFLEXÕES RELACIONADAS AO ENSINO-APRENDIZAGEM

Cicero Costa, Mariana Aparecida Soares, Nicolle Neiva Lamas, Daniel Zimmermann Mesquita, Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido, Guilherme Botega Torsoni, Alisson Gaspar Chiquito, Rozana Carvalho Pereira

Resumo


O trabalho discute a interdisciplinaridade como um importante instrumento no contexto ensino-aprendizagem. A interdisciplinaridade vem marcando o rompimento de uma visão cartesiana e mecanicista da educação, e assumindo uma concepção mais integradora, dialética e totalizadora para construir o conhecimento por meio de práticas pedagógicas integradas. Inicialmente, faz-se uma breve apresentação da interdisciplinaridade como um fenômeno de articulação do processo ensino-aprendizagem. A pesquisa encontra-se em fase de coleta de dados relacionados a distribuição das disciplinas nos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) de Ensino Médio Integrado do IFMS do Campus Naviraí. Espera-se que os resultados obtidos nesta pesquisa sejam utilizados como base para orientações para reestruturação dos PPCs e consequente redistribuição das disciplinas nos cursos. 


Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Ciência; Educação; Processo ensino-aprendizagem; Conhecimento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.