CLIMA ORGANIZACIONAL E SATISFAÇÃO NO TRABALHO: um estudo sobre a educação pública municipal de Naviraí-MS.

  • Maurício Hiroyuki Kubo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fábio Prates do Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Osmar Alves de Oliveira Sobrinho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Wagner Cabral Biazus Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fábio da Silva Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Clima Organizacional, Satisfação no Trabalho, Educação Pública

Resumo

Este estudo teve objetivo analisar o clima organizacional e a satisfação no trabalho no setor de educação pública municipal de Naviraí-MS. A referência teórica principal é a contribuição de Siqueira (2008) sobre medidas do comportamento organizacional. A metodologia, desta pesquisa é de natureza quantitativa, descritiva, de campo e documental. A coleta de dados foi desenvolvida através de formulários da Escala de Clima organizacional e a Escala de Satisfação no trabalho, a análise foi realizada pelo software Excel 97-2003. Foram 47 servidores respondentes, que ocupavam cargos administrativos e docentes. O período da pesquisa de campo ocorreu entre 26 de abril até 26 de maio de 2018. Quanto ao clima organizacional, o índice de 2,87 indica que os servidores estão insatisfeitos no que tange ao fator recompensa, pois, mesmo apresentando densa formação acadêmica não se sentem recompensados adequadamente. Já em relação a satisfação, o índice de 3,73 aponta insatisfação dos servidores em relação aos salários. Nos demais fatores, tanto quanto ao clima quanto à satisfação, os resultados mostraram-se sem significativa discrepância. Isto posto, conclui-se que tanto para o clima quanto a satisfação, os fatores recompensa e salário demandam aspectos a serem desenvolvidos no setor.

Referências

BORGES, Livia de O.; MOURÃO, Luciana. O Trabalho e as Organizações: atuações a partir da psicologia. São Paulo, Artmed, 2013.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 7. ed. Barueri, SP: Manole, 2009.

COSTA et. at. 2017. Comportamento organizacional: sua interação com os valores organizacionais e a satisfação no trabalho - Revista de Gestão. REGE, v,24 p. 304-315, out/dez. 2017.

DUTRA, Joel S. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

FACCO et al. 2012. Motivação e Clima organizacional. Revista Foco, v.5, n. 1, p. 12-25 mar. 2012.

FERREIRA, Patrícia I. MBA Gestão de Pessoas: Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

FILHO, João A. S. D. P. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning. 2012.

KLEIN, Amarolinda Z. Metodologia de pesquisa em administração: uma abordagem pratica. São Paulo: Atlas, 2015.

KWASNICKA, Eunice L. Introdução à administração. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2012.

LACOMBE, Francisco J. M. Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva, 2008.

LUZ, Ricardo S. Gestão do clima organizacional: Proposta de critérios para metodologia de diagnostico, mensuração e melhoria. Estudo de caso em organizações nacionais e multinacionais localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado em Sistemas de Gestão. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2003

LUZ, Ricardo S. Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1996.

MARTINS, Anízia P. Clima organizacional e sua influência na satisfação dos servidores do Tribunal de Contas do Ceará – Revista Controle, v.11, n. 1, p. 170-188 jan/jun. 2013

MARQUES, José C. Comportamento organizacional. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

MAXIMIANO, Antonio C. A. Introdução à administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MOORHEAD, Greory; GRIFFIN, Ricky W. Comportamento organizacional: Gestão de pessoas e organização. Tradução de Noveritis do Brasil. 11. ed. São Paulo, Cengage Learning, 2015.

NAVES, Évora M. R. Clima e comprometimento organizacional: Um estudo de caso na hotelaria. V Congresso Virtual Brasileiro de Administração 08. V CONVIBRA 08. dez. 2008.

OLIVEIRA Castro, Pillar Laís N. et al. Clima Organizacional: Modelo de pesquisa dos fatores de satisfação no trabalho e ambiente organizacional. Humanas Sociais & Aplicadas, v. 6, n. 16, 2016.

OLIVEIRA, Daniela; Carvalho, Roberto J.; ROSA, Adriano C. M. Clima Organizacional: Fator de Satisfação no Trabalho e Resultados Eficazes na Organização – IX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. IX SEGeT 2012, out. 2012.

PREFITURA MUNICIPAL DE NAVIRAÍ. História de Naviraí: disponível em: https://www.navirai.ms.gov.br/pagina/paginas/3-historia-de-navirai. Acesso em: 25 mai de 2018.

RAMOS, Albenides Metodologia da pesquisa científica: como uma monografia pode abrir o horizonte do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2009.

REGATO, Vilma C. Psicologia nas organizações. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

SILVA, Letícia K. P. Clima Organizacional: Analise dos principais condicionantes responsáveis pela geração de um ambiente de trabalho motivador em uma instituição financeira, sob a ótica de seus colaboradores. 2013. p. 62 Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Administração. Faculdade de Pará de Minas, Pará de Minas, 2013.

SIQUEIRA, Mirlene M. M. Medidas do Comportamento Organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Publicado
2018-12-23
Como Citar
KUBO, M. H.; PRATES DO SANTOS, F.; ALVES DE OLIVEIRA SOBRINHO, O.; CABRAL BIAZUS, W.; DA SILVA RODRIGUES, F. CLIMA ORGANIZACIONAL E SATISFAÇÃO NO TRABALHO: um estudo sobre a educação pública municipal de Naviraí-MS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 23 dez. 2018.
Seção
Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor