UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS EM NAVIRAÍ-MS: RESULTADOS PRELIMINARES

Maurício Hiroyuki Kubo, Fábio da Silva Rodrigues

Resumo


A burocracia é um sistema que está presente nas organizações, desde a antiguidade. Em algumas organizações pode-se identificar um excesso dessa burocracia, as disfunções burocráticas. O objetivo da pesquisa é refletir sobre os impactos da burocracia e/ou das disfunções no processo de implantação de novos empreendimentos em Naviraí-MS. Conhecer tal realidade é condição para compreender potenciais fatores críticos do desenvolvimento local. Para isso, o referencial abordou a relação da burocracia e das disfunções na abertura de novas empresas. Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória; os procedimentos técnicos utilizados foram, a pesquisa de campo e a pesquisa documental. Os dados coletados foram primários utilizando entrevistas e secundários, em relação a análise de dados, ainda estão em desenvolvimento. Alguns resultados preliminares indicam que: i) existe fuga de investimentos em razão do apego excessivo às normas; ii) com a fuga de investimentos a cidade perde em circulação monetária e geração de empregos; iii) o desenvolvimento econômico e social do município é afetado pelo morosidade do processo; iv) a obtenção de um alvará de funcionamento pode demorar 11 meses; v) as licenças parciais podem demorar até 90 dias. Como sugestão, a integração entre os setores envolvidos poderia agilizar o processo.


Palavras-chave


Burocracia; Disfunções Burocráticas; Empreendedorismo

Texto completo:

PDF

Referências


DENZIN, N; LINCOLN, Y. The Sage Handbook of Qualitative Research, Thousand Oaks, CA: Sage, 2005.

FARIA, José H. de; MENEGHETTI, Francis K. Burocracia como organização, poder e controle. Rev. adm., empres., v. 51, n. 5, p. 424-439, set./out. 2011.

Endeavor. Como abrir uma empresa: primeiros passos para empreender. Disponível em: https://endeavor.org.br/como-abrir-uma-empresa/ Acesso em: 22 nov. 2017

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. Ed. São Paulo: Atlas, 2017.

PMN. Prefeitura Municipal de Naviraí. Tópico: serviços. Disponível em: https://www.navirai.ms.gov.br/pagina/paginas/1-servicos Acesso em: 22 nov. 2017.

SEVERINO, Antônio J. Metodologia do Trabalho Cientifico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, Adelcio M.; PEREIRA, Maurício F. Universidade e modificação organizacional – do modelo burocrático à organização intensiva de conhecimento. Revista GUAL, v. 5, n. 1, p. 01-27, jan./fev./mar./abr. 2012.

VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração: 1. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

WEBER, Max. Ensaios de sociologia. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1982.

WEBER, Max. O que é a burocracia. Brasília: CFA, 2014. Disponível em: http://www.cfa.org.br/servicos/publicacoes/o-que-e-a-burocracia/livro_burocracia_diagramacao_final.pdf/view Acesso em: 01 out. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.