A influência da tecnologia da Informação: uma reflexão bibliográfica sobre mercado de TI e organizações.

Domingos Frias Parada, Ana Lúcia Monteiro Maciel Golin

Resumo


Este artigo procurou refletir sobre o ambiente empresarial e a influência da TI nas organizações e apresentar características que permitissem determinar o tamanho do mercado da Tecnologia da Informação (TI), de uma dada região. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado uma pesquisa bibliográfico, sendo desenvolvida uma análise conceitual sobre a determinação tanto de mercado quanto de Tecnologia da Informação (TI). E, baseando-se em fontes bibliográficas foi possível definir e conceituar mercado de TI, bem como identificar o que deve ser considerado ao defini-lo, considerando-o, portanto, como uma região onde situam empresas que se utilizam de softwares, hardwares e prestação de serviços computacionais, tais como consultoria e manutenção.


Palavras-chave


Tecnologia da Informação (TI); mercado de TI; tamanho do mercado de TI.

Texto completo:

PDF

Referências


ABES. Mercado Brasileiro de Software: Panorama e Tendências. [S.l.]. 2016, p. 13, 14, 16 e 17. Disponível em: < http://www.abessoftware.com.br>. Acesso em: 03 de out. de 2017.

ABES. Mercado Brasileiro de Software: Panorama e Tendências. [S.l.]: Gráfica Corset, 2018, p. 4,5 e 9. Disponível em: . Acesso em: 10 de out. de 2018.

ALBERTIN, A. L.; MOURA, R. M. Tecnologia da informação. [S.l.]: Atlas, 2004, p. 20.

ALECRIM, E. O que é tecnologia da informação (TI)? Disponível em: . Acesso em: 04 de ago. de 2018.

BOONE, L. E.; KURTZ, D. L. Marketing Contemporâneo. [S.l.]: LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1998, p.11.

CASAS, A. L. L. Marketing de serviços. [S.l.]: Atlas, 2012, p.11.

CASTELLS, M. Sociedade em rede. Trad. Roneide Venâncio Major. 6. ed. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999. Disponível em: . Acesso em: 12 de ago. de 2018.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de pesquisa social. [S.l.]: Atlas, 2010, p.23.

GONÇALVES, J. E. L. Os impactos das novas tecnologias nas empresas prestadoras de serviço. Revista de Administração e Empresas, 1993, p. 5. Disponível em: . Acesso em: 10 de set. de 2018.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento e controle. [S.l.]: Atlas, 1979, p. 10, 12 e 13.

LACOMBE, F. J.; HEILBORN, G. L. Administração - Princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.

MAXIMIANO, A. C. Introdução à Administração. [S.l.]: Atlas, 2009, p. 8.

MCGEE, J. V.; PRUSAK, L. Gerenciamento Estratégico da Informação. [S.l.]: Campus, Rio de Janeiro, 1994, p. 20. Disponível em: . Acesso em: 01 de ago. de 2018.

MIGLIOLI, Afrânio; LEITE, Luis. Tecnologia da informação: qual o melhor conceito? Disponível em: . Acesso em: 10 de ago. de 2018.

PITOL, M.; ZANATTA, A. L. Análise do mercado de trabalho no setor de TI no RS. UPF. Passo Fundo, 2009. Disponível em: . Acesso em: 03 de ago. de 2018

RECH, I. Adoção de Novas Tecnologias de Informação (TI): Um Estudo Sobre Problemas e Ações em Grandes Empresas da Região Metropolitana de Porto Alegre. GIANTI – Grupo de Pesquisa de Gestão do Impacto da Adoção de Novas Tecnologias de Informação, Porto Alegre, 2001, p. 01-115. Disponível em: . Acesso em: 01 de ago. de 2018.

REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. Tecnologia da Informação aplicada à Sistemas de Informação Empresariais. [S.l.]: Atlas, 2000, p. 19.

ROSSETTI, A. G.; MORALES, A. B. O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. CI.INF; Brasília, 2007, p.19. Disponível em: . Acesso em: 14 de ago. de 2018.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de pesquisa em administração. [S.l.]: Atlas, São Paulo, 1997, p. 23.

VELLOSO, F. C. Informática: conceitos básicos. 7ª ed. ver. atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

YONG, C. S. Tecnologia de informação. Revista de Administração de Empresas, 1992, p. 5. Disponível em: . Acesso em: 01 de ago. de 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.