A MORTE DO PRÍNCIPE: O teatro estático de Fernando Pessoa

  • Mayra Prachedes Queiroz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Julio Cezar dos Santos UFMS/CPNV
  • Sibelly Resch UFMS/CPNV
Palavras-chave: Artes, Teatro, Teatro estático, Fernando Pessoa

Resumo

O relato de prática que se apresenta tem como objetivo descrever a relação do ator com a modalidade de teatro estático a partir da apresentação de um texto (peça) de Fernando Pessoa chamado “A Morte do Príncipe”.  O teatro estático de Pessoa busca a revelação dos dramas mais íntimos do sujeito, que no texto constitui-se como um príncipe delirante à beira da morte. Para os atores, a projeção da voz é o principal desafio para a interpretação de um personagem no teatro estático. Nas duas apresentações realizadas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, abriu-se espaço para diálogo com a plateia e ficou evidente que a peça contribuiu para o desenvolvimento de aspectos estéticos e emocionais. O estranhamento com essa modalidade teatral aponta a importância de trabalhar com diferentes linguagens para ampliação do repertório cultural do público-alvo. Fernando Pessoa tem diferentes textos que podem ser interpretados nessa modalidade teatral.

Biografia do Autor

Mayra Prachedes Queiroz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmica do Curso de Ciências Sociais da UFMS/CPNV
Julio Cezar dos Santos, UFMS/CPNV
Acadêmico do Curso de Ciências Sociais da UFMS/CPNV
Sibelly Resch, UFMS/CPNV
Doutora em Administração; Professora do Curso de Administração da UFMS/CPNV

Referências

ALMEIDA, Maria Lucia Fabrini. O teatro anímico de Fernando Pessoa. Revista Arte da Cena, Goiânia, v. 1, n.2, p. 120-129, outubro 2014/março 2015. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cesp/article/view/6384 (acesso em 23/08/2018).

MACIEL, Maria Ester. CENA VIVA: POESIA E TEATRO EM FERNANDO PESSOA. Universidade Federal de Minas Gerais. Revista do Centro de Estudos Portugueses - CESP – v. 18, n. 22 – jan./jun. 1998.

MOLER, Lara Biasoli. Da palavra ao silêncio: o teatro simbolista de Maurice Maeterlinck. Tese. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. 2006.

PESSOA, Fernando. A Morte do Príncipe. Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/4166 (acesso em 20/08/2018).

PESSOA, Fernando. Obras em prosa. Organização, introdução e notas de Cleonice Berardinelli. Rio de Janeiro: Aguilar, 1976.

Publicado
2018-12-06
Como Citar
QUEIROZ, M. P.; SANTOS, J. C. DOS; RESCH, S. A MORTE DO PRÍNCIPE: O teatro estático de Fernando Pessoa. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 6 dez. 2018.
Seção
EIXO 4 - Relato de Prática - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo