UM ESTUDO SOBRE O LIVRO DE PORTUGUÊS UTILIZADO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE NAVIRAÍ-MS

  • Cintia Raquel Ferreira Mercado de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS/CPNV
  • Francieli Aparecida Prates dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS/CPNV
Palavras-chave: Livro Didático, Ensino de língua portuguesa, Prática Docente.

Resumo

Este trabalho visa analisar os conteúdos presentes do livro didático de Língua Portuguesa, objetivando identificar quais são suas contribuições e implicações para prática docente no 3º ano do ensino fundamental em uma escola pública no município de Naviraí-MS. Essa proposta deu-se junto à disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa, no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Naviraí-MS. Para isso, a pesquisa teve uma abordagem de caráter documental com levantamento bibliográfico utilizando o livro Português Linguagens, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães e também descritivo onde foi feita uma conversa informal com a professora que utiliza o livro em sua prática, refletindo sobre a importância dele como instrumento que está presente em sala de aula identificando quais são os conteúdos e propostas estabelecidas por ele, na perspectiva da aprendizagem da leitura e escrita. Portanto, a relevância deste trabalho se dá em compreender a importância e responsabilidade dos educadores nas escolhas do livro didático, salientamos que os professores devem estar atentos, pois o livro didático orienta para uma prática, sendo mediador no processo de ensino e aprendizagem conforme a linguagem e realidades de seus educandos.

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Publicado
2018-12-06
Como Citar
FERREIRA MERCADO DE ALMEIDA, C. R.; PRATES DOS SANTOS, F. A. UM ESTUDO SOBRE O LIVRO DE PORTUGUÊS UTILIZADO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE NAVIRAÍ-MS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 6 dez. 2018.