UM ESTUDO SOBRE O LIVRO DE PORTUGUÊS UTILIZADO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE NAVIRAÍ-MS
Resumen
Este trabalho visa analisar os conteúdos presentes do livro didático de Língua Portuguesa, objetivando identificar quais são suas contribuições e implicações para prática docente no 3º ano do ensino fundamental em uma escola pública no município de Naviraí-MS. Essa proposta deu-se junto à disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa, no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Naviraí-MS. Para isso, a pesquisa teve uma abordagem de caráter documental com levantamento bibliográfico utilizando o livro Português Linguagens, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães e também descritivo onde foi feita uma conversa informal com a professora que utiliza o livro em sua prática, refletindo sobre a importância dele como instrumento que está presente em sala de aula identificando quais são os conteúdos e propostas estabelecidas por ele, na perspectiva da aprendizagem da leitura e escrita. Portanto, a relevância deste trabalho se dá em compreender a importância e responsabilidade dos educadores nas escolhas do livro didático, salientamos que os professores devem estar atentos, pois o livro didático orienta para uma prática, sendo mediador no processo de ensino e aprendizagem conforme a linguagem e realidades de seus educandos.Citas
CEREJA, W.R; Currículo do sistema Lattes. São Paulo, 29 jan.2007. Disponível em:
< http://lattes.cnpq.br/2570284063817456>. Acesso em: 12 nov.2017.
______. Português: linguagens, 3º ano: ensino fundamental: anos iniciais / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. – 5.ed.—São Paulo: Saraiva, 2014.
FERNANDES, Antônia Terra de C. Livros didáticos em dimensões materiais e simbólicas. Educação e Pesquisa. V. 30, n. 3, p.531-545, set./dez. 2004. Disponível em : < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-24112009-152212/en.php>. Acesso em: 11 nov. 2017.
LOPES, Alice Casimiro. Currículo e Epistemologia. Ijuí: Editora Unijuí, 2007, p. 205– 228.
MORAIS, A. G.; ALBUQUERQUE, E. B. C. O livro didático de alfabetização: mudanças e perspectivas de trabalho In: MORAIS, A. G.; ALBUQUERQUE. E. B. C.; LEAL, T. F. Educação de jovens e adultos numa perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. Disponível em : <http://repositorio.ufpe.br/bitstream/handle/123456789/3686/arquivo133_1.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 11 nov. 2017.
SARAIVA. Quem somos. São Paulo, 2017. Disponível em: < http://www.editorasaraiva.com.br/o-grupo-saraiva/#quem-somos>. Acesso em: 12 nov. 2017.
SILVA, E. T. Livro didático: do ritual de passagem à ultrapassagem. Em Aberto. Ministério da Educação e Desporto SEDIAE/ INEP, v. 16, n. 69, 1996.
SOARES M. B. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na Cibercultura. Educação e Sociedade: dez. 2002, v. 23. n. 81, p. 141-160.