COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL EM ONG’S: o caso da Associação das Mulheres do Assentamento Juncal

Érica Cristina Amaral Mattos, Adolpho Nilson Prado, Gabriele Satare Lima, Sávio Cruz Avelino, Fábio Silva Rodrigues

Resumo


A comunicação em Organizações não Governamentais (ONGS) sem fins lucrativos, apesar de adotar procedimentos similares aos empregados pelas organizações com fins lucrativos, possui particularidades, já que, diferente das organizações privadas, não possuem o interesse por lucro, por vender produtos ou serviços (KOTLER; ARMSTRONG, 2005). Isto posto, o objeto de estudo deste artigo são as ações de comunicação desenvolvidas pela Associação das Mulheres do Assentamento Juncal - AMAJU, localizado no município de Naviraí – MS. O objetivo do trabalho, consiste portanto, em analisar as ações de comunicação empresarial desenvolvidas pela AMAJU, assim como criar estratégias para a organização, com o intuito de expandir os seus meios de comunicação. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Observou-se que a AMAJU mantinha meios escassos de comunicação com seu público-alvo. Isto posto, as contribuições foram as seguintes: i) criação e divulgação da página do Facebook; ii) degustação de produtos no varejo; iii) desenvolvimento de cartaz e convite de divulgação de evento gastronômico; e iv) divulgação do sorteio de convite e doces.


Palavras-chave


Comunicação empresarial; Comunicação em ONGS; Associativismo rural; AMAJU.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Associativismo Rural. 2016. Disponivel em: . Acesso em: 19 mai. 2018.

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Regras da ABNT: Entrevista. 20-?. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2018.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KNOREK, Reinaldo. Agronegócio: um projeto como forma de alavancagem para o desenvolvimento da economia local-regional voltado para a agricultura familiar da 26ª SDR.

CADERNOS DE ECONOMIA, Chapecó, v. 15, n. 28, p. 49-58, jan./jun. 2011. Disponível em: . Acesso em 23 jun. 2018.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. Traduzido por Arlete Simille Marques; Sabrina Cairo. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Associativismo: Entenda as diferenças entre associação e cooperativa. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2018.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Associação: Conheça os tipos de associações existentes no Brasil. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2018.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa - ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.