CLIMA ORGANIZACIONAL E SATISFAÇÃO NO TRABALHO: Estudo de caso em empresa do setor industrial do Mato Grosso do Sul

Leticia Maria Santos da Cruz, Nathalli Prado de Jesus, Vanessa Gomes Falcão, Thiago Brusarosco Ferreira, Sibelly Resch

Resumo


A Gestão de Pessoas é um dos grandes desafios para as empresas no contemporâneo. As mudanças nos padrões concorrenciais demandam que as organizações estejam atentas aos diferentes fatores que podem afetar o desempenho dos seus colaboradores. Dentre os diferentes construtos possíveis de análise, optou-se nesse trabalho em analisar o clima organizacional e a satisfação no trabalho de uma empresa industrial de grande porte localizada no estado de Mato Grosso do Sul. A pesquisa é caracterizada como quantitativa e a coleta de dados foi realizada a partir de duas escalas validadas. No caso estudado, identificou-se que a pressão/controle é o fator que mais implica negativamente no clima organizacional e em relação à satisfação no trabalho, o escore mais baixo é da satisfação em relação ao salário.


Palavras-chave


Gestão de Pessoas; Clima Organizacional; Satisfação no Trabalho; Escalas.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Taís de et al . Comportamento de cidadania organizacional: um olhar à luz dos valores e da satisfação no trabalho. Rev. bras. gest. neg., São Paulo , v. 19, n. 64, p. 236-262, abr. 2017 . Disponível em . acessos em 14 out. 2018. http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v19i64.2899.

DUTRA, Joel S.; DUTRA, Tatiana A.; DUTRA, Gabriela A. Gestão de pessoas: Realidade atual e desafios futuros. São Paulo: Atlas, 2017.

FERREIRA, Patricia Itala. Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho; organização Andrea Ramal. - [Reimpr.]. - Rio de Janeiro : LTC, 2017.

GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de Pesquisa social. 6.ed.São Paulo: Atlas, 2012.

MARTINS, Maria do Carmo Fernandes. Clima Organizacional. In: SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias (org.). Medidas do Comportamento Organizacional: Ferramentas de Diagnóstico e de Gestão. Porto Alegre: Editora Bookman/Artmed, 2008.

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sócias: Um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PAULA, Alexandre Pinto Vieira de; QUEIROGA, Fabiana. Satisfação no trabalho e clima organizacional: a relação com autoavaliações de desempenho. Rev. Psicol., Organ. Trab., Brasília , v. 15, n. 4, p. 362-373, dez. 2015 . Disponível em . acessos em 14 out. 2018. http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.4.478.

ROBBINS, Stephen P., JUDGE, Timothy A., SOBRAL, Filipe. Comportamento Organizacional: Teoria e prática no contexto brasileiro.14 ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2010.

SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Satisfação no Trabalho. In: In: SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias (org.). Medidas do Comportamento Organizacional: Ferramentas de Diagnóstico e de Gestão. Porto Alegre: Editora Bookman/Artmed, 2008.

SOUSA, J. S.; GARCIA, F. C. Clima organizacional: um estudo de caso em uma rede de farmácias no interior de Minas Gerais. Gestão & Regionalidade, v. 27, n. 79, art. 23, p. 22-31, 2011.

VELOSO, Henrique Maia. Identidade, trabalho e construção social do sujeito. In: MARRAS, Jean Pierre (org.). Gestão Estratégica de Pessoas: conceitos e tendências. São Paulo: Saraiva, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.