CLIMA ORGANIZACIONAL E SATISFAÇÃO NO TRABALHO: uma perspectiva do setor supermercadista
Resumo
O setor supermercadista de pequeno porte tem se caracterizado por um elevado nível de concorrência e competitividade. A busca por melhores resultados tem levado empresas do setor a lançar mão de pesquisas de clima organizacional para melhorar a qualidade dos recursos humanos e, consequentemente a qualidade dos negócios. O objetivo deste artigo é mensurar o clima organizacional em empresas do setor supermercadista na cidade de Naviraí. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa com a aplicação de instrumento chamado Escala de Clima Organizacional. Os resultados da pesquisa evidenciam que os funcionários do setor não atribuem um clima bom aos seus locais de trabalho.
Referências
ANDRADE, M. M. Introdução à Metodologia do Trabalho Cientifico. São Paulo: Atlas, 2010.
BISPO, Carlos Alberto Ferreira. Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional. Production, v. 16, n. 2, p. 258-273, 2006.
CERVO, A. L. BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
CODO. W.; SORATTO, L.; MENEZES, I. V. Saúde Mental e Trabalho. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo: Editora Manole, 2005.
DA SILVA FILHO, E. P.; VIEIRA, J. A. O. L.; TORRES, M. M. P. Pesquisa de Clima Organizacional no Segmento de Varejo na Cidade de Maceió. RACE-Revista da Administração, v. 1, n. 1, 2016.
MARTINS, M. C. F.; OLIVEIRA, B.; SILVA, C. F.; PEREIRA, K. C.; SOUSA, M. R. Construção e validação de uma escala de medida de clima organizacional. Revista de Psicologia, Organizações e Trabalho, v. 4, n. 1, 2004.
MATOS, M. V. B. G.; MONTEIRO, A. O. As Condições de Competitividade e as Estratégias Empresariais do Setor Varejista de Supermercados de Salvador-Bahia. In: VIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. 2010.
MAXIMINIANO, A. C. A. Introdução à administração. 6 ed. São Paulo: Atlas, 1992.
MOREIRA, S. G. et al. Fatores impactantes na rotatividade: estudo de caso em uma rede supermercadista. Revista ESPACIOS, v. 37, n. 24, 2016.
MORETTI, S.; TREICHEL, A. Qualidade de vida no trabalho x auto-realização humana. Revista Leonardo pós-Órgão de Divulgação Científica e Cultural do ICPG, Blumenau, v. 1, n. 3, p. 73-80, 2003.
MORO, A. B.; BALSAN, L. A. G.; COSTA, V. M. F.; COSTA, V. F.; SCHETINGER, M. R. C. Avaliação do Clima Organizacional dos Servidores Técnico-Administrativos de uma Instituição Pública de Ensino. IN: EnAPG –Encontro de Administração Pública e Governo. Anais... Salvador/BA, 18-10, nov. 2012.
SIQUEIRA, M. Medidas do Comportamento Organizacional: Ferramentas de Diagnóstico e de Gestão, ed. S.A, São Paulo, p.266,2008.