A ABORDAGEM DE DATA COMEMORATIVA NO CONTEXTO REGIONAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Joice Faria da Cruz Pestana, Klinger Teodoro Ciríaco

Resumo


O presente texto apresenta um relato de experiências vivenciadas durante o período de regência na disciplina de Estágio Obrigatório em Educação Infantil II, cursada no quinto semestre do curso de licenciatura em Pedagogia da UFMS, Câmpus Naviraí. As atividades geradoras desta ação, foram propostas no mês de junho de 2017 em turma do jardim III (crianças de 5 anos) em uma instituição pública de atendimento à infância do município. O tema em questão foi a “festa junina”, buscando atingir as áreas do conhecimento e o contexto regional no qual a criança está inserida, pois de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998) – a criança é um sujeito histórico e, portanto, isso faz dela um ser que precisa conhecer a cultura em que se vive, bem como outras na perspectiva da valorização dos conhecimentos historicamente produzidos pelo homem na vida em sociedade. Desse modo, objetivou-se trabalhar o contexto regional que a criança está inserida, focando nas áreas de aprendizagem trabalhadas nesta faixa etária: noções de quantidade, memorização, raciocínio e concentração, oportunizando diferentes formas de lidar com o conhecimento. A partir das experiências, afirma-se que mesmo trabalhando sobre datas comemorativas e levando a criança a conhecer sobre a cultura, os costumes e tradições do seu contexto social, é possível abranger outras áreas do conhecimento, o que sinalizar para a potencialidade deste tipo de prática desde que não seja feita de maneira isolada da realidade contemporânea.

 


Palavras-chave


Data comemorativa; Educação Infantil; Contexto regional

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei 9.394, de 20/12/1996, Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2017.

______. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Conhecimento de Mundo. Brasília: Ministério da Educação Secretaria de Educação Fundamental, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.