ANALISE DE INVESTIMENTO DE UM PROJETO DE UMA UNIDADE DE RECEBIMENTO DE GRÃOS

Adriano Oliveira Andrade, Marco Antonio Costa da Silva

Resumo


O agronegócio tem se destacado nos últimos anos como um setor de negócios que tem impulsionando a economia. Da mesma forma, o modelo de produção apoiado por cooperativas tem desempenhado papel importante como mecanismo de geração de sinergia entre produtores. Contudo, não obstante aos avanços do setor de agronegócios, bem como das cooperativas como modelo de gestão, estes ainda sofrem com a defasagem entre produção e capacidade estática de armazenagem. Considerando esse contexto, este artigo busca demonstrar a, partir da utilização de ferramentas para cálculo de viabilidade de investimento os dados obtidos para tomada de decisão sobre a implantação de uma unidade de armazenamento de grãos de uma cooperativa. O trabalho está dividido em três partes, na primeira é discutido a importância do agronegócio e do armazenamento de grãos. Na segunda parte são discutidas as questões e ferramentas de análise de viabilidade e retorno de investimentos e na terceira parte a aplicação das ferramentas de cálculo a realidade do agronegócio.


Palavras-chave


Investimento; Agronegócio; Armazenagem.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Mário de Souza; Elaboração de projeto, TCC, dissertação e tese: uma abordagem simples, prática e objetiva.3. ed., São Paulo: Ed. Atlas. A.,2011, 96p

ASSAF NETO, Alexandre; LIMA, Fabiano Guasti. Curso de administração financeira. São Paulo: Atlas, 2011

BARROS, Aidil J. da S.; LEHFELD, Neide Aparecida de S. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

BRUNI, Adriano Leal. Avaliação de Investimento. São Paulo, Atlas, 2008

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FERNANDES, Queli S.; ROSALEM, Vagner. O cenário da armazenagem no brasil, novembro de 2014. Disponível em: . Acesso em 22

de set. 2018.

FREZATTI, F. Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle Gerencial. São Paulo: Editora Atlas 2009.

GITMAN, Lawrence J. Princípios da administração financeira. São Paulo: Pearson, 2010.

GOTARDO, F.A., CESTARI JR. H. viabilidade econômico-financeira de implantação de um sistema de armazenagem de grãos: um estudo de caso em uma média propriedade rural em Campo Mourão-PR. Revista em agronegócios e meio ambiente, Campo Mourão, v. 1, n. 1, p. 55-76, jan. /abr. 2008

HOJI, M. Administração financeira e orçamentária: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 8ª Edição. São Paulo: Atlas, 2010.

KASSAI, José Roberto; CASANOVA, Silvia Pereira de Castro; SANTOS, Ariovaldo dos; NETO, Alexandre Assaf. Retorno de investimento: abordagem matemática e contábil do lucro empresarial. 3. ed., São Paulo: Ed. Atlas S. A., 2012, 273p.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: edição compacta. São Paulo: Atlas, 1996.

PADOVEZE, Clóvis Luís; Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 3. ed., São Paulo: Ed. Atlas S. A., 2000, 430p.

PATURCA, Elaine Yasutake; Caracterização das estruturas de armazenagem de grãos: um estudo de caso no mato grosso. Piracicaba – SP, 2014, 35p.

PEROVANO, D.G. Manual de metodologia científica para a segurança pública e defesa social. Curitiba: Juruá, 2014;

ROSS, S. A. Princípio de administração financeira. 2ª Edição. São Paulo: Atlas, 2000.

UNIGRAN - Disponível em:http://blogunigranet.com/graduacao/agronegocios/a-importancia-do-agronegocio-no-brasil/. Acesso em 08 de out de 2018.

WEBER, É. A., Armazenagem agrícola. Guaíba: Livraria e editora agropecuária, 2001.

Disponível em: (https://www.campograndenews.com.br/economia/conab-confirma-producao-de-18-9-milhoes-de-toneladas-de-graos-em-ms). Acesso em 13 de Out de 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.