EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DO CAMPUS DE NOVA ANDRADINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

  • Samuel Ferreira Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Antônio Sérgio Benzati Junior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcos Sabino Carlos Batista Junior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Bárbara Cristina Mendanha Reis Universidade Federal de Ouro Preto
  • Mirian Batista de Oliveira Bortoluzzi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: evasão escolar, ensino superior, UFMS, CPNA

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a evasão na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no campus de Nova Andradina (CPNA) entre os anos de 2018 e 2019. Para tanto, foram enviados formulários por meio da plataforma Google Forms para todos os alunos evadidos nos dois últimos anos.  Dado um retorno de 39% dos questionários submetidos, por meio de análise descritiva realizada nos softwares Excel e SPSS é possível afirmar que o evadido da UFMS-CPNA é indivíduo com renda mensal de até 5 salários mínimo, solteiro, sem filhos, sem meios de transporte próprio, com pouco tempo para se dedicar aos estudos, insatisfeito com o curso superior que visa ingressar em outro curso de ensino superior. Os meios de evasão por meio de desistência e exclusão solicitada pelo aluno foram predominantes com percentuais de 51,85% e 22,22%, respectivamente. Destacaram isoladamente a insatisfação com o curso, a falta de tempo e dificuldades financeiras e pessoais como principais motivos da evasão. Verificou-se que quanto menor o tempo para a dedicação aos estudos maior a evasão por desistência ou solicitação do aluno e maior o desconhecimento em relação as políticas de permanência na instituição. Alunos que apontaram dificuldades nos estudos ainda no ensino médio foram aqueles que alegaram maior dificuldade em relação ao conteúdo, atividades e avaliação no ensino superior. Os fatores apontados como de maior importância para a permanência no curso foram a saúde, moradia e localização do campus.

Biografia do Autor

Bárbara Cristina Mendanha Reis, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutoranda em Engenharia de Produção (UFMG)

Mestre em Engenharia de Produção (UFMG/2016)

Engenharia de Produção (UFOP/2015)

Professora Assistente Universidade Federal de Ouro Preto

Referências

ALMEIDA, L. S. Guisande et al. Acesso e Sucesso no Ensino Superior em Portugal: Questões de Género, Origem Sócio-Cultural e Percurso Académico dos Alunos. Universidade do Minho, Braga, Portugal, Univ.de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, Espanha, 2006.

ARAÚJO, C. F. De; SANTOS, R. A. A Educação Profissional de nível Médio e os Fatores Internos/Externos às Instituições que causam a Evasão Escolar, The 4th International Congress on University-Industry Cooperation – Taubate, SP – Brazil – December 5th through 7th, 2012.

BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística aplicada às ciências sociais. 5ª edição. Florianópolis: UFSC, 2002.

BORJA, I .M. F. S e MARTINS, A. M. O. Evasão escolar: desigualdade e exclusão social. Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 15, n. 23, p. 01-104, Jun 2014.

DEL CARMEN PARRINO, M. La Deserción y la retención de alumnos-Un viejo conflicto que requiere pensar nuevas soluciones. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 2, n. 1, p. 01-12, 2009.

DOS SANTOS BAGGI, C. A; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 16, n. 2, 2011.

FERREIRA, A. B. H. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010. 2222 p. ISBN 978-85-385-4198-1.

GIL, A.C. Como elaborar Projetos de Pesquisa. Ed. Atlas. São Paulo - SP, 2002.

MOROSINI, M. C. (Coord.) Educação Superior em periódicos nacionais (1968 – 1995). MEC/Inep/Comped., 194 p. (Série Estado do Conhecimento, nº 3). Brasília- DF. 2001.

OLIVEIRA, J.C.P et al. O questionário, o formulário e a entrevista como instrumentos de coleta de dados: vantagens e desvantagens do seu uso na pesquisa de campo em ciências humanas. In: III Congresso Nacional de Educação. Rio Grande do Norte. 2013.

SACCARO.A, FRANÇA, M. T. A, JACINTO, P. A. Retenção e evasão no ensino superior brasileiro: uma análise dos efeitos da bolsa de permanência do PNAS. In:Encontro Regional de Economia (ANPEC). 2016.

SANTOS, G; SILVA, l. A evasão na educação superior: entre debate social e objeto de pesquisa. Observatório da vida estudantil: Primeiros escritos, p. 249-262, 2011.

SILVA FILHO, R L. L. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.37, n.132, p.641-659, 2007.

SEVERINO, A. J. Expansão do Ensino Superior: Contextos, Desafios, Possibilidades. Revista Avaliação. Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, p. 253-266, jul. 2009

VELOSO, T. C. M. A.; ALMEIDA, E. P. de. Evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Cuiabá́: um processo de exclusão. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 24., 2001.

Publicado
2019-10-20