PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CPNA– UFMS ACERCA DOS REQUISITOS DA QUALIDADE EM SERVIÇOS BÁSICOS DE SAÚDE EM NOVA ANDRADINA - MS

  • Ana Carolina dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Mirian Batista de Oliveira Bortoluzzi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Bárbara Cristina Mendanha Reis Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Satisfação do cliente, Qualidade em serviços saúde, Qualidade percebida.

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos alunos do CPNA– UFMS acerca dos requisitos de qualidade em serviços básicos de saúde em Nova Andradina por meio do uso da ServQual avaliando as diferenças entre percepções e expectativas dos alunos sobre o cuidado básico da saúde.  A amostra constituiu-se de 85 sujeitos e para análise dos dados utilizou-se os softwares Excel e SPSS, uma vez que a análise descritiva permitiu gerar frequências, médias e desvio padrão. Entre as características descritivas da amostra destacam-se a predominância do sexo feminino, idade média de 20 anos e renda familiar de até 2 salários mínimos. Verificou-se uma correlação positiva entre a renda e o acesso a planos de saúde. Ao analisar os 22 atributos da qualidade todas as dimensões da qualidade (confiabilidade, presteza, segurança, tangibilidade e empatia) apresentaram gaps negativos, ou seja, a percepção em relação ao serviço prestado foi inferior à sua expectativa. Dessa maneira, este trabalho apontou a necessidade de estabelecimento de melhorias para o sistema básico de saúde no âmbito operacional e estratégico para aumento da satisfação do seu usuário.

Biografia do Autor

Bárbara Cristina Mendanha Reis, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutoranda em Engenharia de Produção (UFMG)

Mestre em Engenharia de Produção (UFMG/2016)

Engenharia de Produção (UFOP/2015)

Professora Assistente Universidade Federal de  Ouro Preto

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Publicado
2019-10-13