ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O USO DO MÉTODO SIMPLEX NA OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS EMPRESARIAIS: UMA ESTRUTURADA REVISÃO DE LITERATURA.

Autores

  • Jhoel Estebany Sandoval Ufms-Cpna
  • Mirian Batista de Oliveira
  • Bianca Pereira Santos
  • Josiane Pereira da Silva

Palavras-chave:

Pesquisa Operacional, Método Simplex, Otimização de Recursos

Resumo

Atualmente, os levantamentos das produções científicas têm contribuído para o avanço do conhecimento e a sequência do processo de investigação. O objetivo deste artigo é analisar de maneira quantitativa a produção científica sobre o uso do método simplex em problemas de otimização de recurso empresarial. Para tanto, uma revisão de literatura é utilizada, com base no método proposto por Seuring e Müller (2008), nos anais dos eventos de maiores relevâncias da área da pesquisa operacional. A análise dos anais dos eventos com bases nos artigos selecionados resultou em indicadores do número de documentos por ano (2011 a 2017), e na área do conhecimento, palavras-chave, títulos, resumos e artigos relevantes para o contexto aqui proposto, ademais os resultados foram apresentados em forma de gráficos. Os resultados da análise contribuíram para a identificação dos conceitos, abordagens utilizadas, bem como das aplicações realizadas pelos pesquisadores.

Publicado

2019-10-08

Edição

Seção

Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor

Como Citar

SANDOVAL, Jhoel Estebany; DE OLIVEIRA, Mirian Batista; SANTOS, Bianca Pereira; DA SILVA, Josiane Pereira. ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O USO DO MÉTODO SIMPLEX NA OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS EMPRESARIAIS: UMA ESTRUTURADA REVISÃO DE LITERATURA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 3, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/8471. Acesso em: 30 jan. 2026.