REFLEXÕES ACERCA DO PEDAGOGO NO CONTEXTO NÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Lourdes Aparecida Machado BRAGA Prefeitura Municipal de Naviraí
  • Maria Madalena Freitas Barbosa Prefeitura Municipal de Naviraí
  • Milene Bartolomei Silva Universidade federal de Mato Grosso do sul

Palavras-chave:

Docência, Formatação, Atuação, Diferentes Áreas.

Resumo

O artigo faz uma reflexão acerca da atuação do pedagogo no espaço não escolar e tem por objetivo analisar concepções de formação de pedagogos e sua atuação profissional nos diferentes espaços que lhes cabem, caracterizando as especificidades do trabalho pedagógico, uma vez que são profissionais com formação em diferentes áreas do conhecimento. Sendo assim, a metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa realizada é de natureza qualitativa, em que foi adotada, como procedimento principal, a aplicação de questionários semiestruturados aos participantes da área da educação. A análise dos dados ocorreu por meio de fundamentação teórica, que entendem que o papel do pedagogo é amplo, pois tem atuação em diversos contextos sociais, ou seja, a educação acontece em vários segmentos da sociedade. Desta maneira, entende-se que o pedagogo está conquistando e crescendo cada vez mais no espaço não escolar que envolve todo o sistema de ensino e de aprendizagem. Os cursos de pedagogia devem privilegiar a formação inicial desses profissionais para atuarem nos espaços de educação não formal, bem como os próprios espaços de atuação devem propiciar momentos para a formação continuada.

Biografia do Autor

  • Lourdes Aparecida Machado BRAGA, Prefeitura Municipal de Naviraí
    Professora de educação Infantil no Municipio de Naviraí
  • Maria Madalena Freitas Barbosa, Prefeitura Municipal de Naviraí
    Professora de educação Infantil no Municipio de Naviraí
  • Milene Bartolomei Silva, Universidade federal de Mato Grosso do sul
    Professora Doutora da Universidade federal de Mato Grosso do sul

Referências

ALVES, F.; ZUSE, A. J. O pedagogo nas organizações: seus saberes e fazeres.

Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, v. 5, n. 1, p. 93-108, 2004.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.

GALAS, M. C. de S. e S. Curso de pedagogia no Brasil e o processo histórico do curso de licenciatura plena em pedagogia da cidade de Parnaíba. Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento 2002/GT.13/ GT13_6_2002.pdf>. Acesso em 20 jul. 2019.

GOHN, M. da G. Educação não formal e cultura política: impactos sobre o Associativismo do terceiro setor. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

HOLTZ, M. L. M. Lições de Pedagogia Empresarial. MH Acessoria empresarial LTDA., Sorocaba/SP, 2006. Disponível em: http:/www.procedingns.scielo.br/scielo.php?pid=MSC000000092010000100007&script=sci_arttext>. Acesso em: 20 maio 2019.

LIBÂNEO, J. C. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: PIMENTA, S.G. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 19-200.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LIBÂNEO, J. C. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 65-200.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001. Editora da UFPR.

LIBÂNEO, J. C. Que destino os educadores darão à pedagogia? In: PIMENTA, Selma Garrido (Coord.). Pedagogia, ciência da educação?. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

KOWALCZUK, L. M. F.; VIERA , A. M. D. P. O pedagogo nas organizações. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO –EDUCERE. Curitiba, 2011. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE. Curitiba, 7 a 10 nov. 2011.

NOVOS Rumos do Ensino. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais. Ano 3 - nº. 7 - Julho de 2005 - Edição Vestibular. Disponível em: <http://www.ufmg.br/diver sa/7/pedagogia.htm Acesso em 26 jul. 2019.

RAMAL, A.C. Pedagogo: a profissão do momento. Rio de Janeiro: Gazeta Mercantil, 6 de março de 2002. Disponível em: <http://www.idprojetoseducacionais. com.br/artigos/PEDAGOGO.pdf>. Acesso em: 11 jul.. 2019.

Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

Como Citar

BRAGA, Lourdes Aparecida Machado; BARBOSA, Maria Madalena Freitas; SILVA, Milene Bartolomei. REFLEXÕES ACERCA DO PEDAGOGO NO CONTEXTO NÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 3, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/8500. Acesso em: 30 jan. 2026.