REFLEXÕES ACERCA DO PEDAGOGO NO CONTEXTO NÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

  • Lourdes Aparecida Machado BRAGA Prefeitura Municipal de Naviraí
  • Maria Madalena Freitas Barbosa Prefeitura Municipal de Naviraí
  • Milene Bartolomei Silva Universidade federal de Mato Grosso do sul
Palavras-chave: Docência, Formatação, Atuação, Diferentes Áreas.

Resumo

O artigo faz uma reflexão acerca da atuação do pedagogo no espaço não escolar e tem por objetivo analisar concepções de formação de pedagogos e sua atuação profissional nos diferentes espaços que lhes cabem, caracterizando as especificidades do trabalho pedagógico, uma vez que são profissionais com formação em diferentes áreas do conhecimento. Sendo assim, a metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa realizada é de natureza qualitativa, em que foi adotada, como procedimento principal, a aplicação de questionários semiestruturados aos participantes da área da educação. A análise dos dados ocorreu por meio de fundamentação teórica, que entendem que o papel do pedagogo é amplo, pois tem atuação em diversos contextos sociais, ou seja, a educação acontece em vários segmentos da sociedade. Desta maneira, entende-se que o pedagogo está conquistando e crescendo cada vez mais no espaço não escolar que envolve todo o sistema de ensino e de aprendizagem. Os cursos de pedagogia devem privilegiar a formação inicial desses profissionais para atuarem nos espaços de educação não formal, bem como os próprios espaços de atuação devem propiciar momentos para a formação continuada.

Biografia do Autor

Lourdes Aparecida Machado BRAGA, Prefeitura Municipal de Naviraí
Professora de educação Infantil no Municipio de Naviraí
Maria Madalena Freitas Barbosa, Prefeitura Municipal de Naviraí
Professora de educação Infantil no Municipio de Naviraí
Milene Bartolomei Silva, Universidade federal de Mato Grosso do sul
Professora Doutora da Universidade federal de Mato Grosso do sul

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Publicado
2019-10-28