PERPCEPÇÃO DE FELICIDADE E RENDA: EVIDÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE NAVIRAÍ (MS)

  • ARLES BASILIO RAMIRES Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • DANIELE ALMEIDA DO IMPERIO Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • JESSICA MARQUES DE ALMEIDA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • MELYANE PEREIRA AGUILAR Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • POLLYANNA DA SILVA FUZARO Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • THALIA APARECIDA RECALDE DE ABREU Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • VICTOR FRAILE SORDI Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Mato Grosso do Sul, Naviraí, Renda, Felicidade

Resumo

Este estudo, ainda em estágio exploratório, buscou relacionar a renda domiciliar de habitantes da cidade de Naviraí, no estado de Mato Grosso do Sul, com suas percepções de felicidade e satisfação com a vida. Empregou-se um survey diretamente com os habitantes da cidade de Naviraí (MS). Utilizou-se um formulário de pesquisa, composto por questões sobre dados socioeconômicos e por questões específicas sobre percepção de felicidade e satisfação com a vida, em escala likert de 1 a 5.  524 entrevistados participaram da pesquisa. Os dados coletados foram analisados com técnicas de estatística descritiva. Os resultados sugerem que conforme maior é a faixa de renda domiciliar, maior é a percepção de felicidade e satisfação com a vida dos respondentes.

Referências

AYDOS, Leonardo Recena; FIGUEIREDO NETO, Leonardo Francisco; TEIXEIRA, Wladimir Machado. Análise dos determinantes do nível de felicidade subjetiva: uma abordagem local. Interações (Campo Grande), v. 18, n. 1, p. 137-150, 2017.

BARROS, Daniel da Silva. ESCOLARIDADE E DISTRIBUIÇÃO DE RENDA ENTRE OS EMPREGADOS NA ECONOMIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO DOS ANOS 2001 E 2013. Rev. econ. contemp., Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, 2017.

CORBI, Raphael Bottura; MENEZES-FILHO, Naércio Aquino. Os determinantes empíricos da felicidade no Brasil. Revista de Economia Política, v. 26, n. 4, p. 518-536, 2006.

SALVATO, Marcio Antonio; FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gomes; DUARTE, Angelo José Mont'Alverne. O impacto da escolaridade sobre a distribuição de renda. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 40, n. 4, p. 753-791, 2010.

SOUZA, Pedro HGF; MEDEIROS, Marcelo. Diferencial salarial público-privado e desigualdade de renda per capita no Brasil. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 43, n. 1, p. 05-28, 2013.

Publicado
2019-10-14