Perfil dos consumidores de produtos orgânicos do município de Dourados-MS

  • Orlando José Bastidas Betancourt Aluno do PPGRN/ UEMS, Doutorado em Recursos Naturais
  • Roseli Azambuja Barbosa Aluna do PPGAGRO/UFGD, Doutorado em Agronegócios
  • Lethicia Camila Dorce Aluna do PPGAGRO/UFGD, Mestrando em Agronegócios
  • Daiane Pereira de Souza Aluna do PPGAGRO/UFGD, Doutorado em Agronegócios
  • Leucivaldo Carneiro Morais IFMS NAVIRAÍ
  • Carla Eloize Carducci Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD
Palavras-chave: perfil dos consumidores, produtos orgânicos, preço

Resumo

impelindo as empresas a buscarem estratégias para aumentar sua participação e competitividade nesse segmento de mercado, o que só pode ser conseguido através do atendimento às necessidades de seus consumidores. Assim, o presente trabalho teve por objetivo caracterizar o perfil dos consumidores de alimentos orgânicos do município de Dourados- MS, a metodologia utilizada foi entrevista por meio de questionários. Os resultados deste trabalho apontaram que os consumidores de produtos orgânicos são na sua grande maioria compostos por 66,70% mulheres e 33,30% são homens, com 57% dos consumidores tem faixa etária acima dos 40 anos de idade, possuem nível de renda elevado e para 57,10% tem nível superior de escolaridade e 19,10% tem pós-graduação incluindo mestrado e doutorado. Apresentam como principais motivações de consumo o cuidado com a saúde, o sabor diferenciado associado ao alimento orgânico e a preocupação com o meio ambiente. Desta forma, o melhor conhecimento do perfil deste consumidor possibilitará os produtores maior conhecimento sobre o seu mercado, ampliando em relação à concorrência suas vantagens competitivas. E beneficiando, com melhores estratégias de distribuição e divulgação, os consumidores desse gênero alimentício.

Biografia do Autor

Leucivaldo Carneiro Morais, IFMS NAVIRAÍ

Graduado em Economia pela FESURV- Universidade de Rio Verde (2006), Graduado em Administração pelo Centro Educacional Claretiano (2017), Graduação em Andamento em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário da Grande Dourados 2019, Pós Graduação Lato Sensu em MBA em Estratégia Gerenciais pela FESURV- Universidade de Rio Verde em (2007), Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica no IFMS- Campus Naviraí/MS (2018) e Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial pela Universidade Anhanguera- UNIDERP em (2009). É Professor Efetivo de Economia Rural do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus de Naviraí. Atuando principalmente nos seguintes temas: Agronegócios, Complexos Agroindustriais, Cadeias Produtivas, Economia Rural, Administração Rural, Projetos Agropecuários e Análises de Custos rurais, consultoria empresarial, desenvolvimento estratégico e gestão empresarial, administração, Gestão de Projetos, Planejamento e Estrategias

 

Referências

CARNEIRO, M. M., ARÊDES, A. F. Perfil do consumidor de alface orgânica em Teresópolis-RJ, Rev.Ifes Ciência-ISSN2359-4799, Instituto Federal-ES, 2016, v.2, n. 1, p. 38-52, ago. 2016. Disponível em: < http://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/viewFile/472/401>. Acesso em: 25 julho. 2019.

HOPPE, A. et al. Comportamento do consumidor de produtos orgânicos: uma aplicação da teoria do comportamento planejado. BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, Porto Alegre-RS, v . 9, n. 2, p. 174-188, Abril./Jun. 2012.

LOMBARDI, M. S.; MOORI, R. G.; SATO, G. S. Um estudo exploratório dos fatores relevantes na decisão de compra de produtos orgânicos. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 13-14, Abr. 2004.

Publicado
2019-10-14
Como Citar
BETANCOURT, O. J. B.; BARBOSA, R. A.; DORCE, L. C.; SOUZA, D. P. DE; MORAIS, L. C.; CARDUCCI, C. E. Perfil dos consumidores de produtos orgânicos do município de Dourados-MS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 14 out. 2019.
Seção
EIXO 5 - Resumo Expandido - Desenvolvimento L/R, Território, Urb. e Turismo