Comportamento dos Preços de Hortifrúti no Município de Naviraí-MS: Um estudo de Caso.

  • Letícia Furtado Rodrigues Carneiro IFMS NAVIRAÍ
  • Leucivaldo Carneiro de Morais
  • Caio Maqueise Alécio Pinheiro
  • Daniela Albuquerque dos Santos
  • Kliver Moreira Barros
  • Valério Gonçalves de Matos
Palavras-chave: Comportamento dos preços, Hortifrúti, inflação

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o comportamento dos preços de hortifrúti no município de Naviraí-MS, bem como analisar as enormes diferenças de preços entre os estabelecimentos comercias, são pesquisados 87 itens divididos em três subgrupos frutas, verduras e legumes, a pesquisa são feitas duas vezes por semana, sendo na segunda e quintas feiras. Ao longo das últimas décadas, fortes mudanças ocorreram em relação ao comportamento do consumidor. Os hábitos de consumo sofrem mudanças, especialmente devido a fatores externos, os quais influenciam os consumidores e o seu comportamento é imposto por fatores ambientais em constante transformação. Ao se tratar de hortifrútis, as questões comportamentais evidenciam preocupação com a saúde e bem-estar, entretanto, o perfil dos indivíduos, a forma como compram esses produtos e os fatores atuantes na sua decisão de compras, podendo caracterizar o seu público. Alguns fatores como período chuvoso podem comprometer a produção da maioria das frutas e hortaliças outro motivo é a escassez de produtos para atender a demanda dos consumidores na região estudada, onde não há fornecedores próximos, sendo assim obrigado a buscar fora do estado como por exemplos nos CEASAS de São Paulo e de Curitiba-PR, o que elevação o custo para o consumidor final.

 

Biografia do Autor

Letícia Furtado Rodrigues Carneiro, IFMS NAVIRAÍ
Mestre pela Universidade Federal de Goiás em Ciência Animal na aréa de Patologia, Clínica e Cirurgia; desenvolveu um projeto que avaliou as Proteínas de Fase Aguda em Cães com Diferentes Escores Corporais; Pós graduação em Clínica Médica e Cirurgia de Pequenos Animais (2011) pelo Instituto Qualittas de Pós Graduação e Universidade Castelo Branco desenvolveu a monografia sobre Avaliação das diferentes condições corporais em Cães. Graduada em Medicina Veterinária (2010) pela Universidade de Rio Verde e durante a graduação desenvolveu trabalhos na aréa de parasitologia em cães domiciliados na periferia da cidade, alterações microbiológicas de leites pasteurizados e comercializado em Rio Verde e alterações dermatológicas de cães na rotina clínica de toda cidade, e como partes das exigências fez o estágio curricular supervisionado no Hospital Veterinário da Escola de Veterinária da UFG, nas áreas de Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais. Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal Goiano de Rio Verde- Go (2003-2004) e como partes das exigências fez um estágio em granja de produção de suínos. Trabalhou na Agro Popular loja agropecuária e pet shop de vendedora, gerente, responsável técnica e veterinária de 2004 a 2017 e trabalhou de veterinária responsável técnica em outras três empresas.

Referências

BRASIL. Ministério da Agricultura e Reforma Agrária/DENACOOP/CEASA-GO. Produção programada de hortaliças e frutas. Projeto Novas Fronteiras do Cooperativismo. Goiânia: Ministério da Agricultura e Reforma Agrária, 1992.

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA): Relatório Cenário Hortifrúti Brasil, 2018. Disponível em https://abrafrutas.org/2018/10/31/relatorio-cenario-hortifruti-brasil-2018-mostra-que-geracao-de-empregos-e-destaque/ Acesso em 31/07/2019.

CEASA- Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul. Conhecendo o Ceasa de Mato Grosso do Sul. Disponível em http://www.ceasa.ms.gov.br/conheca-a-ceasa-ms/. Acesso em 15/04/2019.

PINDYCK, Robert S. Microeconomia / Robert S. Pindyck, Daniel L. Rubinfeld; tradução Daniel Vieira, revisão técnica Edgard Merlo, Julio Pires. – 8. Edição. – São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2013.

SEBRAE- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas: Mercado de hortifrúti em expansão no Brasil, 2014.

SPIEGEL, M. R. Estatística. 3. Editora. São Paulo: Makron Books, 1993.

Publicado
2019-10-07
Seção
Artigo Completo - Desenvolvimento L/R, Território e Urbanização