LEVANTAMENTO DAS METODOLOGIAS E TÉCNICAS PARA INCORPORAR USO DE SMARTPHONE EM SALA DE AULA COM ÊNFASE NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL

  • Adriana Fatima Veiga Instituto Tecnológico IFMS
  • Wagner Antoniassi
Palavras-chave: LEVANTAMENTO, SMARTPHONE, FERRAMENTA, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA

Resumo

RESUMO

O presente estudo terá como objetivo levantar como o smartphone está inserido na sala de aula como ferramenta auxiliar, bem como as técnicas e metodologias mais utilizadas pelos docentes relacionando suas potencialidades no processo de ensino-aprendizagem. Este projeto, a ser executado justifica-se pela relevância do tema e a sua contemporaneidade, a relação com os avanços tecnológicos, uma geração nascida após, 1980 conhecida atualmente como Nativos Digitais. A pesquisa será de caráter exploratório e qualitativo executada através da aplicação de questionários utilizando o formulário do Google Drive. A educação contemporânea vem sofrendo constantes transformações com o processo evolutivo das tecnologias. Sendo assim, como incorporá-las em sala de aula para que não fiquemos atrasados e presos as metodologias tradicionais? Uma das possibilidades seria usufruir de ferramentas capazes de auxiliar no desenvolvimento de um ensino com mais qualidade e acessível ao educando através do uso do smartphone, ferramenta disponível para motivar e resignificar o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, teremos que entender a aceitação e os constantes desafios bem como a quebra de paradigma quanto ao seu uso.

 

Palavras-chave: levantamento; smartphone; ferramenta; educação; tecnologia.

Biografia do Autor

Adriana Fatima Veiga, Instituto Tecnológico IFMS
Educação, saúde e sociedade

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Lei nº 9394/96.

BEHRENS, M. A. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. Revista Brasileira de estudos Pedagógicos, Brasília, v. 80, n. 196, p. 383-403, set/dez 1999.

KHAN, S. Um Mundo, uma Escola. Tradução de Geoge Schlesinger. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo de informação. Campinas: Papirus, 2007.

TAPSCOTT, Don. A Hora da Geração Digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Trad. Marcello Lino. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.

Publicado
2019-10-13