PRODUÇÃO E QUALIDADE: Um estudo da produção de muçarela em um laticínio da região do Vale do Ivinhema - MS.

  • PAULO CESAR SCHOTTEN Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Nova Andradina.
  • Solange Fachin Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Unidade Setorial de Nova Andradina.
  • Joice Enz Araujo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Unidade de Administração Setorial de Nova Andradina - MS
  • Ketlin Araujo Barbosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UAS Nova Andradina
Palavras-chave: Qualidade, Processo Produtivo, Muçarela.

Resumo

No intuito de compreender o desenvolvimento e as etapas ocorridas nos processos produtivos das agroindústrias, e se estes se apossavam de ferramentas de qualidade, originou-se então o objetivo especifico deste trabalho, que se visa discorrer sobre o processo produtivo da muçarela em um laticínio do Vale do Ivinhema - MS, e as ações de qualidade realizadas no decorrer do mesmo. Para que haja um entendimento de todos os fatores que englobam o tema, foi abordado no decorrer da pesquisa alguns pontos que serviram de base para o desenvolvimento desta, sendo alguns deles: conceito de qualidade, definições de gestão da qualidade, compreensão de processo produtivo e a descrição normas regulamentadoras relacionadas ao setor agroindustrial. Metodologicamente trata-se de um estudo de campo quanto aos procedimentos técnicos e Pesquisa Descritiva quanto aos objetivos. Na organização foi estudado e observado todas as etapas deste processo, concluindo-se então que a empresa estudada engloba parâmetros de qualidade, afim de proporcionar ao cliente final um produto que atenda a suas expectativas.

Biografia do Autor

PAULO CESAR SCHOTTEN, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Nova Andradina.
Doutorando em Engenharia da Produção na Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo/MG, especialista em Marketing e Recursos Humanos e graduado em Administração. Autor do Livro O pré-adolescente na decisão de compra: Influenciado e Influenciador, lançado em 2015 pela editora NEO. Professor universitário desde 2001.
Solange Fachin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Unidade Setorial de Nova Andradina.
Doutora em Administração. Docente do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Unidade Setorial de Nova Andradina
Joice Enz Araujo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Unidade de Administração Setorial de Nova Andradina - MS
Graduada em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UAS Nova Andradina
Ketlin Araujo Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UAS Nova Andradina
Graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UAS Nova Andradina.

Referências

BATALHA, M. O. Gestão Agroindustrial: GEPAI: Grupo de estudos e pesquisas agroindustriais 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

BATALHA, M. O. Introdução a Engenharia de Produção. Rio Janeiro: Elsevier, 2008.

DALFOVO, M. S. LANA Rogério, A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Disponível em: scholar.google.com.b: file:///C:/Users/Moises%20Araujo/Downloads/MONOGRAFIAS%20M%C3%89TODOS%20QUANTITATIVOS%20E%20QUALITATIVOS%20(3).pdf. Acesso em: 16. out. 2018.

EVANGELISTA, L. (s.d.). Ciencia do leite.com.br. Disponível em:, https://cienciadoleite.com.br/noticia/3182/queijo-mussarela--evolucao-tecnologica.Acesso em : 04 de fev.2019.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed.. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Fundamentação Cientifica Subsidios para Coleta e análise de Dados. São Paulo: Atlas, 2009.

MARCONI, M. d.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. Disponível em; Fonte: http://docente.ifrn.edu.br: http://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india/view.Acesso em:16.out.2018.

PALADINI, E. P. Gestão Estratégica da Qualidade 2 .ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PRODANOV, C. C., e FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Disponível em;Fonte: http://www.feevale.br: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf.Acesso: 16.out.2018.

SALES, R. Portal da Administração: Ferramentas da Qualidade: Conceito e Aplicação. Disponivel em; Fonte: http://www.portal-administracao.com/2017/09/sete-ferramentas-da-qualidade-conceito.html.Acesso: 02.jun.2019

SLACK, N. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SLACK, N., BRANDON, J. A., e JOHNSTON, R. Administração da Produção. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

TOLEDO, J. C., BORRAS, M. A., MERGULHÃO, R. C., MENDES, G. H. Qualidade Gestão e Métodos. Rio de Janeiro : LTC, 2014.

VIEIRA, V. As tipologias, variações e características. Disponível em revistafae.fae.edu: https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/449/344. Acesso em: 16.out.2018

ZUIN, L. S., e QUEIROZ, T. R. Agronegócios: Gestão e Inovação. São Paulo: Saraiva, 2006.

Publicado
2019-10-09
Seção
Artigo completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor