O CRESCIMENTO DO MARKETING EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DAS CONSEQUÊNCIAS DO CONSUMISMO

  • Daiane da Silva Secasse Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jeniffer Ribeiro Pessôa Professora na UFMS
Palavras-chave: Redes sociais, Consumismo, Marketing, Capitalismo, Comprar.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo central apresentar as problemáticas decorrentes do crescimento excessivo do marketing nos meios de comunicação no desenvolvimento e crescimento empresarial. O presente trabalho expressa as consequências do consumo inconsciente por parte da sociedade com relação ao ato de comprar compulsivamente. Assim, para responder essas questões, o objetivo é identificar o que leva a sociedade moderna a praticar o consumismo inconsciente, expressando o lado negativo desta prática. Para obtenção dos resultados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, a partir da leitura de artigos, textos e notícias. Os resultados parciais deste trabalho acarretaram na compreensão de um dos problemas que a nossa sociedade contemporânea enfrenta, nos fazendo discutir sobre o capitalismo estar aliado ao mercado de compra e venda. Desta forma, verificou-se que entre as consequências do mau uso de propagandas, está o fato de usar esses meios para incentivar a massa a comprar compulsivamente.  Contudo, ressalta-se que o consumismo não deve ser posto como algo negativo, mas é necessário que haja moderação e um consumo consciente por parte da sociedade, aliada com uma educação financeira.

Biografia do Autor

Daiane da Silva Secasse, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Graduanda em Licenciatura em Ciências Sociais.

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Publicado
2019-10-13
Como Citar
DA SILVA SECASSE, D.; PESSÔA, J. R. O CRESCIMENTO DO MARKETING EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DAS CONSEQUÊNCIAS DO CONSUMISMO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 13 out. 2019.
Seção
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo