ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PROFISSIONAL DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFMS-CAMPUS DO PANTANAL, CORUMBÁ/MS: uma análise sobre as áreas de realização dos relatórios finais.

  • Wilson dos Santos Ferri UFMS - campus do pantanal
Palavras-chave: Estágio Obrigatório, Relatório Final, Curso de Administração, UFMS/CPAN

Resumo

No ano de 2019, o Curso de Administração da UFMS/CPAN completa 45 anos de funcionamento na cidade de Corumbá-MS. A partir do ano letivo de 2015, entraram em vigor os atuais Regulamento de Estágio Obrigatório e Projeto Pedagógico do Curso. Considerando a necessidade de um balanço periódico da produção científica, no presente artigo objetiva-se apontar as áreas da administração emergentes da produção dos relatórios finais de estágio obrigatório deste curso. Procedeu-se à pesquisa descritiva, de cunho bibliográfico, segundo pressupostos teóricos do Estado da Arte. Desse modo, a partir de 2015 a 2019, foram analisados 67 relatórios, segundo os quais as áreas de Administração e Pesquisa Mercadológica, Estudos Organizacionais e Administração e Gestão de Pessoas, juntas correspondem a (65,67% do total).

Biografia do Autor

Wilson dos Santos Ferri, UFMS - campus do pantanal
Técnico Administrativo da UFMS/CPAN, desde 2014 atuando até 2018 como ecretário de curso de graduação dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas e Geografia. Atualmente, lotado na seçao de biblioteca do campus.

Referências

BARROW, M. Estatística para economia, contabilidade e administração. São Paulo: Ática, 2007.

BORTOLLOSSI, L. N; SAMPAIO, M. A produção acadêmica publicada na revista Gestão & Produção de 1999 a 2010: tendências e direções para pesquisas futuras. Gestão & Produção, v. 19, n. 1, p. 189-201, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000100013. Acesso em: 19 jul. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007. Consolidada em 29 de dezembro de 2010. Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (BASis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições. Brasília: MEC, 2010.

CASTELÃO, R. A; TROTTA, A; FRAINNER, D. M. O mercado de trabalho em Corumbá: uma análise de 2003 a 2016. Revista GeoPantanal. V. 14, n 25, 2019. (no prelo.).

CASSUNDÉ, F. R. S. A. et al. [Re]Pensando o estágio na formação profissional dos estudantes de administração: um estudo sobre a produção científica brasileira na área. In: Seminários em Administração, 20., 2017, São Paulo. Anais [...]. São Paulo-SP, USP, 2017. Disponível em: http://login.semead.com.br/20semead/anais/arquivos/387.pdf Acesso em: 19 jun. 2019.

CONSELHO DE CAMPUS DO CAMPUS DO PANTANAL/UFMS. Resolução Nº. 395, de 02 de outubro de 2014. Manifesta-se favoravelmente pela aprovação do Regulamento de Estágio Obrigatório, do Curso de Administração/CPAN, a partir do ano de 2015. Corumbá: UFMS/CPAN, 2014. Disponível em: https://boletimoficial.ufms.br/bse/publicacao?id=199032. Acessado em 01/08/2019.

CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO/UFMS. Resolução Nº. 107, de 16 de junho de 2010. Aprova o Regulamento do Estágio para os acadêmicos dos Cursos de Graduação, presenciais, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: UFMS, 2010. Disponível em: https://prograd.ufms.br/legislacao/legislacao-estagio/. Acessado em 01/08/2019.

CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO/UFMS. Resolução Nº. 478, de 07 de outubro de 2014. Aprova Aprovar o novo Projeto Pedagógico do Curso de Administração do Campus do Pantanal. Campo Grande: UFMS, 2040. Disponível em: https://boletimoficial.ufms.br/bse/publicacao?id=199758. Acessado em 01/08/2019

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/MEC. Parecer CNE/CES N.º: 67/2003. Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Brasília: MEC, 2003.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/MEC. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências. Brasília: MEC, 2005.

EGGHE, L. Zipfian and lotkaian continuous concentration theory. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 56, n. 9, p. 935-945, 2005.

FRANCISCO, E. de R. RAE-eletrônica: exploração do acervo à luz da bibliometria, geoanálise e redes sociais. Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 3, p. 280-306, 2011. Disponível em: https://rae.fgv.br/rae/vol51-num3-2011/rae-eletronica-exploracao-acervo-luz-bibliometria-geoanalise-redes-sociais. Acesso em: 24 jun. 2019.

REGIS, S. D; ANEZ, M. Ciclos Políticos: Mapeamento da Produção Acadêmica Brasileira de 2003 a 2017 em Periódicos Nacionais. In: Congresso Brasileiro de Desempenho do Setor Público, 2., 2018, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis-SC, 2018. Disponível em: http://cidesp.com.br/index.php/Icidesp/2cidesp/paper/view/345/165. Acesso em: 21 jun. 2019.

RIBEIRO, H. C. M. et al. 35 anos de publicações acadêmicas da revista brasileira de administração da USP: um estudo bibliométrico. In: Seminários em Administração, 15., 2012, São Paulo. Anais [...]. São Paulo-SP, USP, 2012. Disponível em: http://sistema.semead.com.br/15semead/resultado/an_resumo.asp?cod_trabalho=68. Acesso em: 21 jun. 2019.

RIVADENEIRA, A. W. et al. Getting Our Head In The Clouds. In: SIGCHI conference on Human factors in computing systems, 2007. Proceedings… SIGCHI, 2007.

ROMANOWSKI, J. P; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v.6, n. 19, p.37-50, set./dez. 2006. Disponível em: < http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116275004 >. Acesso em 05/06/2019.

ROESH, S. M. A. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. 3. reimpressão. São Paulo: Atlas, 2007.

SAMPIERI, R. H; CALLADO, C. F; LUCIO, M. B. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SEBRAE (MATO GROSSO DO SUL). Mapa de Oportunidades do Município de Ladário. 2019. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ms/artigos/mapas-de-oportunidades-para-o-seu-municipio,a8032b487fcf0510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em 01/08/2019.

VERGARA, S. C. Métodos de Pesquisa em Administração. 5ªed. São Paulo: Atlas, 2012.

VERONEZE, R; REZENDE, D; RENNÓ, A. Valor e Prestígio com a Profissão em Administração. Revista Pretexto, v. 18, n. 2, p. 66-85, 2017. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/pretexto/article/view/4390/artigo%204%20-%202%202017.pdf. Acesso em: 21 jun. 2019.

Publicado
2019-10-31