TENDÊNCIA EMPREENDEDORA GERAL (TEG): ferramenta essencial para o desenvolvimento das características empreendedoras

  • Roosiley dos Santos Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Nortonciste Guedes da Silva Júnior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luiz Felipe Neves Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Lauriane Souza Farias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rubens Antonio Pereira Junior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Paulo Lameira Ferreira da Silva Marinha do Brasil
Palavras-chave: Tendência Empreendedora Geral, Educação para o Empreendedorismo, Competências Empreendedoras,

Resumo

A educação para o empreendedorismo vem apresentando um significativo crescimento no mundo, visto como o “promotor da geração de novos conhecimentos, de novas tecnologias, tendo a capacidade de potencializar o papel dos empreendedores na sociedade como agentes de desenvolvimento em seu contexto local e regional”. (SOUZA, 2015, p.15), uma vez que o mercado demanda por profissionais com a capacidade de ser proativo e inovador. Caird (1988) menciona que os empreendedores possuem um conjunto de características e/ou tendências intrínsecos que os distinguem das outras pessoas e, geralmente, estão associadas em um mesmo indivíduo, tais como: necessidade de sucesso; necessidade de autonomia; tendência criativa; assumir riscos; e, impulso e/ou determinação. Para o referido autor todas as pessoas apresentam algumas características empreendedoras em seu perfil comportamental, sendo que, para tanto, basta saber se a quantidade de características apresentadas é suficiente para que o indivíduo possa ser considerado um possível empreendedor de sucesso. O projeto de extensão “Programa Marinheiro Empreendedor” em andamento tem como ferramenta essencial para o desenvolvimento de competências empreendedoras a aplicação do teste Tendência Empreendedora Geral - TEG. O objetivo do programa é fornecer conhecimentos sobre o processo de Empreender e Inovar a partir dos resultados obtidos no teste TEG.

Biografia do Autor

Roosiley dos Santos Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Administração
Nortonciste Guedes da Silva Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmico do Curso de Administração e membro do Projeto de extensão Programa Marinheiro Empreendedor

Luiz Felipe Neves Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmico do Curso de Administração e membro do Projeto de extensão Programa Marinheiro Empreendedor
Lauriane Souza Farias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmica do Curso de Administração e membro do Projeto de extensão Programa Marinheiro Empreendedor
Rubens Antonio Pereira Junior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
acadêmico do Curso de Administração e membro do Projeto de extensão Programa Marinheiro Empreendedor
Paulo Lameira Ferreira da Silva, Marinha do Brasil
Capitão de Fragata da Marinha do Brasil e membro do Projeto de Extensão Programa Marinheiro Empreendedor

Referências

CAIRD, S. Enterprise competencies: an agenda for research. Journal of European Industrial Training, 14, n.7, p. 3–8, 1990b. ______. Testing enterprising tendency of occupational groups. British Journal of Management, v. 2, p. 177-186. 1991.

______. Testing enterprising tendency of occupational groups. British Journal of Management, v. 2, p. 177-186. 1991.

______A review of measuring enterprise attributes. DUBS, August, 1988. General measure of EnterprisingTendency v2 - GET2. . In Worldwide Interest in GET, 2008. Disponível em:< http://www.get2test.net/test/index.htm>.

ESPÍRITO SANTO, Michelle Oliveira. Tendência Empreendedora: Uma Análise do Perfil dos Acadêmicos do Curso de Administração em Instituição de Ensino Superior da Cidade de Corumbá-MS. Corumbá: Curso de Administração, Campus do Pantanal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2011, 133 p. Monografia de Graduação.

FAYOLLE, Alain; GAILLY, Benoit. From craft to science: Teaching models and learning processes in entrepreneurship education. Journal of European Industrial Training, v. 32, n. 7, p. 569-593, 2008.

FERREIRA, R. C.; ARANHA, E. A. Análise do perfil empreendedor de graduados em Engenharia de Produção Mecânica. Universidade Federal de Itajubá. MG: UNIFEII, 2008.

FILION, L. J.Um roteiro para desenvolver o empreendedorismo. Cadeira de empreendedorismo Rogers-J.A.Bombardier HEC Montréal, 1992. Disponível em: <http://www.oei.es/etp/roteiro_desenvolver_empreendedorismo_filion.pdf>.

PELOGGIA, L. R. Perfil empreendedor do engenheiro na produção industrial: O caso de duas empresas aeronáuticas no Brasil, 2001. 89f. Monografia apresentada ao Curso de MBA em Gerência de Produção e Tecnologia da Universidade de Taubaté: São Paulo, 2001.

SOUZA, Roosiley dos Santos; SILVEIRA, Amelia; CARMO, Hermani Magalhães Olivense do. Educação para o empreendedorismo: estudo em universidades federais de Mato Grosso do Sul. Disponível em <http://www.egepe.org.br/2016/artigos-egepe/324.pdf.

SOUZA, Roosiley dos Santos (et. al.) Vendedores Ambulantes e o Modelo de CAIRD (1991): Tendência Empreendedora Geral (TEG). In VIII Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas – EGEPE-2014. Disponível em: < http://www.egepe.org.br/anais/tema12/326.pdf>

SOUZA, Roosiley dos Santos. Intenção empreendedora: validação de modelo em universidades federais de Mato Grosso do Sul, Brasil./ Roosiley dos Santo Souza. 2015. 113f. Tese (doutorado) – Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, 2015.

Publicado
2019-10-13