Uma proposta em questão: como fica o ensino de Sociologia a partir da Base Nacional Curricular Comum?

  • Maria Clara Santos Ricardo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Gabriela Marques Santana Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luana Borba Reis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Kelly Eduarda Rodrigues Dezem Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Vanessa Aragão Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Sociologia, Reforma do Ensino Médio, Base Nacional Curricular Comum, Orientações Curriculares para o Ensino Médio.

Resumo

O presente estudo busca analisar as turbulências que o Ensino de Sociologia passa na atualidade, bem como as implicações dos contextos históricos e políticos na sua construção, focalizando em duas bases curriculares que se fazem fundamentais para entender qual rumo a disciplina está tomando, sendo essas: Orientações Curriculares para o Ensino Médio e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Levando em consideração a exposição acima, é pertinente apontarmos que abordaremos também a reforma do ensino médio, bem como as brechas situadas nos documentos citados. Diante disto, o estudo aqui apresentado é de cunho qualitativo, portanto, o recurso utilizado partirá do levantamento bibliográfico e a análise acerca dos documentos.  Diante disso, consideramos que a análise dos documentos mencionados contribuiu para o entendimento a respeito do ensino de Sociologia no Brasil e como essas mudanças na grade curricular do Ensino Médio afetam o contexto da educação atualmente.

Referências

BRASIL, Orientações curriculares para o Ensino Médio. Ciências humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, v. 03, 2006.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, Ministério da Educação, MEC. 2016.

CARVALHO, Tatiane Kelly Pinto de. A Importância da Sociologia no Mundo Pós-Moderno. Democratizar, v.V, n.1, jan./abr. 2011.

FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estud. av., São Paulo, v. 32, n. 93, p. 25-42, ago. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200025&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 maio 2019.

OLIVEIRA, Amurabi; BINSFELD, Willian; TRINDADE, Tainá. A reforma do ensino médio e suas consequências. Revista espaço do currículo, João Pessoa, v.11, n.2, p.249-259, 2018.

Publicado
2019-10-13