Uma proposta em questão: como fica o ensino de Sociologia a partir da Base Nacional Curricular Comum?

  • Maria Clara Santos Ricardo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Gabriela Marques Santana Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luana Borba Reis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Kelly Eduarda Rodrigues Dezem Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Vanessa Aragão Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Sociologia, Reforma do Ensino Médio, Base Nacional Curricular Comum, Orientações Curriculares para o Ensino Médio.

Resumo

O presente estudo busca analisar as turbulências que o Ensino de Sociologia passa na atualidade, bem como as implicações dos contextos históricos e políticos na sua construção, focalizando em duas bases curriculares que se fazem fundamentais para entender qual rumo a disciplina está tomando, sendo essas: Orientações Curriculares para o Ensino Médio e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Levando em consideração a exposição acima, é pertinente apontarmos que abordaremos também a reforma do ensino médio, bem como as brechas situadas nos documentos citados. Diante disto, o estudo aqui apresentado é de cunho qualitativo, portanto, o recurso utilizado partirá do levantamento bibliográfico e a análise acerca dos documentos.  Diante disso, consideramos que a análise dos documentos mencionados contribuiu para o entendimento a respeito do ensino de Sociologia no Brasil e como essas mudanças na grade curricular do Ensino Médio afetam o contexto da educação atualmente.

Referências

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Publicado
2019-10-13
Como Citar
RICARDO, M. C. S.; SANTANA LIMA, G. M.; REIS, L. B.; RODRIGUES DEZEM, K. E.; FERREIRA, V. A. Uma proposta em questão: como fica o ensino de Sociologia a partir da Base Nacional Curricular Comum?. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 13 out. 2019.
Seção
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo