RELATO DE EXPERIÊNCIA – reflexões sobre o que vi, vivenciei e aprendi no Estágio Supervisionado no Curso de Ciências Sociais

  • Adriano Correa de Souza UFMS
  • Marco Antonio Costa da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do sul
  • Telma Romilda Duarte Vaz UFMS/CPNV
Palavras-chave: Relato de Experiência, Estágio Supervisionado, Sociologia, Ciências Sociais.

Resumo

A realização do estágio supervisionado por parte de estudantes de sociologia tem sido alvo recente de pesquisas acadêmicas. O artigo tem como objetivo realizar um relato de experiência sobre a trajetória acadêmica do primeiro autor, enquanto estudante do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do Câmpus de Naviraí-MS, no estágio supervisionado. O relato mostra que a realização do estágio é fundamental para a formação acadêmica em um curso de licenciatura e proporciona ao estudante maior contato com as condições de trabalho, geralmente preocupantes para o futuro professor. O estudo mostra ainda os conflitos e a trajetória do acadêmico e suas reflexões sobre a escola e sua própria formação no curso de Licenciatura em Ciências Sociais.

Biografia do Autor

Adriano Correa de Souza, UFMS
Graduado em Ciências Sociais (UFMS/CPNV)
Telma Romilda Duarte Vaz, UFMS/CPNV
Professora adjunta da UFMS, Doutora em Educação (UNESP).

Referências

ARAUJO, S. M. de. BRIDI, M. A.; MOTIM, B. L. Ensinar e aprender Sociologia no Ensino Médio. São Paulo: Contexto, 2009.

BERNESTEIN, Basil. A pedagogização do conhecimento: estudos sobre

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28. ISSN 1413-2478. Disponível em:< http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003>. Acesso em mar. 2017.

FRANCO, S. A. P.; MARIANO, M. L.S. As várias dimensões na trilogia Jogos Vorazes: uma aplicação prática para o ensino médio. Impulso, Brasil, 25, set. 2015.Disponívelem:<https://www.metodista.br/revistas/revistasunimep/index.php/impulso/article/view/2394/1653>. Acesso em: 16 abr. 2016.

MARIANO, M. L. S. Qualidade Motivacional no Ensino Médio: estudo sobre relações com a maturidade e a escolha profissional. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado)

MEUCCI, Simone. A Institucionalização da Sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. 2000, 157f. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas –Universidade de Campinas, Campinas,2000.

NEVES, Ana Beatriz Maia; MELO, Camila. “Professor regente e licenciandos no estágio supervisionado da prática de ensino: quem aprende com quem?”. In: HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa (orgs.). Dilemas e Perspectivas da Sociologia na Educação Básica. Rio de Janeiro: E-Papers, 2012.

OLIVEIRA, Amurabi . Revisitando a História do Ensino de Sociologia na Educação Básica. Acta Scientiarum. Education, vol 35, n 2, 2013.

VIGOTSKI, L. S. Formação social da mente. São Paulo, SP: Martins Editora, 2010.

VILELA, RITA.A.T. o trabalho do professor nas condições de adversidade: escola, violência e profissão docente. Belo Horizonte, 2006.

Publicado
2019-10-31