A VOZ E A VEZ DOS EXCLUÍDOS: narrativas de acadêmicos sobre o trabalho dos professores da UFMS no campo das políticas afirmativas
Resumo
O artigo refere-se ao projeto de pesquisa “A voz e a vez dos excluídos: narrativas de acadêmicos sobre o trabalho dos professores da UFMS no campo das políticas afirmativas”, que pesquisa o trabalho do professor no contexto das políticas públicas de ações afirmativas implementadas pelo Governo Federal para as Universidades Públicas Federais. A investigação assume como pressuposto a noção de que as políticas de ações afirmativas implicam em complexas relações entre o governo federal, as universidades e parcela significativa da população excluída do acesso à universidade pública, com impactos diretos na forma como o professor conduz o trabalho docente, que por sua vez passa a ser marcado por maior complexidade e paradoxos. O objetivo da pesquisa é analisar como alunos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, vulneráveis socioeconomicamente percebem o trabalho docente nesse contexto. A pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando-se da pesquisa narrativa como método e procedimento. As entrevistas narrativas são analisadas com aplicação do modelo de Fritz Schütze (2011). O projeto está em fase de desenvolvimento e os resultados iniciais indicam que o trabalho docente está relacionado ao sucesso acadêmico e a permanência dos estudantes vulneráveis na universidade em questão.
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