MERCADO DE TRABALHO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: oportunidades e desafios para o trabalhador a partir de um projeto de extensão na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus de Naviraí

  • Alessandra Campo Sedano Peres Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí
  • Heloisa Antônia Lopes da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí
  • Vanessa Gomes Falcão Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí
  • Sibelly Resch Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí
  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Câmpus de Naviraí
Palavras-chave: Mercado de trabalho, Desenvolvimento profissional, Extensão.

Resumo

O presente trabalho descreve as atividades realizadas e os resultados alcançados pelo projeto de extensão “Mercado de trabalho e o desenvolvimento profissional: oportunidades e desafios para o trabalhador” ao longo do primeiro semestre de 2019 na cidade de Naviraí/MS. No projeto, são desenvolvidas atividades como palestras, oficinas e ciclo de estudos, nos  quais discute-se com os participantes sobre a evolução do mercado de trabalho e as competências requeridas aos trabalhadores, bem como desenvolvem-se atividades que contribuam para o desenvolvimento e aprimoramento das competências e habilidades dos participantes. No primeiro semestre de 2019, contou-se com um total de 282 participantes nas diferentes atividades desenvolvidas. Os resultados apontam contribuições para a melhoria de qualificação dos profissionais trabalhadores e para o processo formativo dos acadêmicos que integram e/ou participam do projeto.

Referências

ALVES, Edgard Luiz Gutierrez; VIEIRA, Carlos Alberto dos Santos. Qualificação profissional: uma proposta de política pública. Planejamento e políticas públicas, n. 12, p. 117-146, jun/dez. 1995. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/143/145. Acessado em: 25 de Jul. 2019.

ASSUNCAO, Yluska Bambirra; GOULART, Iris Barbosa. Qualificação Profissional ou Competências para o Mercado Futuro? Future Journal, v. 8, n. 1, p. 175-209, jan/jun. 2016.

BORGES, Juarez Camargo. A Qualificação Profissional do Trabalhador para o mercado de Trabalho e Ambiente. In: Faccat – Faccat, 2016, Rio . Anais... Taquara – RS: Faccat, 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/24908-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-12-3-e-taxa-de-subutilizacao-e-25-0-no-trimestre-encerrado-em-maio-de-2019. Acesso em: 24 Jul. 2019.

NICOMEDES, Larissa Evelin Santos; PEREIRA, Jaiane Aparecida; RESCH, Sibelly. MERCADO DE TRABALHO NO MUNICÍPIO DE NAVIRAÍ-MS: um estudo a partir da ótica dos empregadores. In: II Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN). Anais...Naviraí/MS: UFMS, 2018.

NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira; SILVA, Maria Batista da Cruz. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal estar e Sociedade, v. 4, n. 7, Barbacena, jul/dez, p. 119-133. 2011. Disponível em: http://revista.uemg.br/index.php/malestar/article/view/60/89 Acesso em: 29 de Jul. 2019.

PEREIRA, J. A. et al. Desenvolvimento Local e Regional: Características da Microrregião de Iguatemi do Estado de Mato Grosso do Sul. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, v. 4, n. 2, p. 19-35, 2017.

Publicado
2019-10-11