ESTRATÉGIAS DE ARTICULAÇÃO DOS ATORES SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL – A ação do Consórcio Intermunicipal para o desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul (CONISUL)

  • Mauricio Hiroyuki Kubo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Nathalli Prado de Jesus Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marco Antonio Costa da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Estratégias de Desenvolvimento, local, regional, Consorcio Municipal

Resumo

O modelo de desenvolvimento político, econômico, social e cultural de pequenos municípios não pode e não deve obedecer a lógica de desenvolvimento econômico dos grandes centros urbanos, fundamentado em forças exógenas, globalizantes, excludentes. Nas pequenas cidades, as forças que determinam o desenvolvimento precisam e devem ser endógenas, emergindo das características do local e da região, pensada e estruturada em uma perspectiva coletiva, inserindo e integrando toda a sociedade organizada em torno de problemas, oportunidades e decisões. O objetivo desta pesquisa foi analisar as estratégias utilizadas para a articulação de atores sociais, a partir do Consórcio Intermunicipal para o desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul (CONISUL). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com a realização de uma pesquisa de campo. Os dados foram coletados a partir de documentos e realização de uma mesa redonda com os representantes do primeiro e segundo escalão das cidades participantes do consórcio, representantes do legislativo municipal e empresários. Os resultados da pesquisa evidenciam que o CONISUL é um dos consórcios mais estruturados do Estado de MS atuando e se articulando de diversas formas, principalmente do ponto de vista de questões de recuperação de asfalto e estradas, de questões ambientais, envolvendo aspectos educacionais.

Referências

AMARAL FILHO, J. A endogeneização no desenvolvimento econômico regional e local. Ipea. Planejamento e Políticas Públicas (ppp), 23, 261-286, 2001

BALDISSERA, Darlan S. Consórcios Públicos Intermunicipais no Brasil: Panorama após os 10 anos da Lei 11.107/2005. (Dissertação em Administração Pública) – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, FGV Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015.

CABUGUEIRA, A. C. C. M. Do desenvolvimento regional ao desenvolvimento local: análise de alguns aspectos de política econômica regional. Gestão e Desenvolvimento, 9, 103-136, 2000

CNM, Confederação Nacional de Municípios. Consórcios Públicos Intermunicipais: Prestação de contas e transparência nos consórcios públicos. Brasília, 2017

CNM, Confederação Nacional de Municípios. Mapeamento dos consórcios públicos brasileiros, Brasília, 2018

CRUZ, Maria C. M. T.; LEITE, Carlos C. ARAÚJO, Fátima F.; SILVA, Isabete G.; SILVA, Vera M. Consórcios Intermunicipais de desenvolvimento: mudando para sobreviver. In II Congresso Consad de Gestão Pública – Painel 36: Consórcios intermunicipais como arranjos de cooperação, 2009, Brasília. Painéis... Brasília-DF: II Congresso Consad de Gestão Pública, 2009.

FILHO, José S. C. Manual de Direito Administrativo. 28. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

GODOY, A. S. Estudo de caso qualitativo. In: GODOY, C. K., BANDEIRA-DE-MELLO, R. SILVA, A. B. (org.) Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais: Paradigmas, Estratégias e Métodos. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 115-146.

HENRICHS, Joanni A. Governança multinível para o desenvolvimento regional: um estudo de caso do Consórcio Intermunicipal da Fronteira. (Dissertação em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR Curitiba. Curitiba, 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. (2015). Cidades@. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 06 de março de 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Cidades@. 2019. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/ Acesso em: 15 de janeiro de 2019

MACHADO, André L. C.; ALBINO, Gilsoni L.; VOLPATO, Sílvia M. B. Gestão municipal consorciada: a experiência do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal CIGA. In IV ENCONTRO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, 2017, João Pessoa. Anais... João Pessoa-PB: IV ENCONTRO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, 2017.

MULS, L. M. Desenvolvimento Local, Espaço e Território: o conceito de Capital Social e a importância da formação de redes entre organismos e instituições locais. Revista Economia, 1-21, 2008.

NEGRINI, Ricardo, A. Os Consórcios Públicos no Direito Brasileiro. (Dissertação em Direto do Estado). Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, USP São Paulo. São Paulo, 2009

NÓVOA, et al., Formação para o desenvolvimento, Lisboa, ed. Fim de Século, 1992.

OLIVEIRA, Gilson Batista de; LIMA, José Edimilson de Souza. Elementos endógenos do desenvolvimento regional: considerações sobre o papel da sociedade local no processo de desenvolvimento sustentável. Rev. FAE, Curitiba, v.6, n.2, p.29-37, maio/dez. 2003

PEREIRA, Greisson A.; MOREIRA, Tito B. S. Consórcio Público Intermunicipal: características dos municípios participantes. Revista de Políticas Públicas, v. 20, n 1, p. 307-326, jan./jun. 2016

PEREIRA, Jaiane A.; RESCH, Sibelly; DOCKHORN, Marcelo S. M.; RODRIGUES, Wesley O. P.; Silva, Marco A. C. Desenvolvimento local e regional: características da microrregião de Iguatemi do Estado de Mato Grosso do Sul. RECC, v. 4, n. 2, p. 19-35, 2017.

RAVANELLI, Paula. Consórcios Públicos: os desafios do fortalecimento de mecanismos de cooperação e colaboração entre os entes federados. In III Congresso Consad de Gestão Pública - Painel 51: Articulação federativa na prestação de serviços sociais, 2010, Brasília. Painéis... Brasília-DF: III Congresso Consad de Gestão Pública, 2010.

RIOS, Ricardo. B. Consorciamento intermunicipal no Brasil: experiências de cooperação e desenvolvimento no território do Vale do Jiquiriçá (BA). (Tese Doutorado em Geografia). Universidade Federal da Bahia, UFBA Salvador. Salvador; 2015.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágio, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e estudos de casos. 3 ed, São Paulo: Atlas, 2009.

SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PRODUÇÃO E AGRICULTURA FAMILIAR. SEMAGRO. Perfil Estatístico de Mato Grosso do Sul, 2018. Disponível em: http://www.semagro.ms.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/Perfil-Estatístico-de-MS-2018.pdf

SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PRODUÇÃO E AGRICULTURA FAMILIAR. SEMAGRO. Estudo da Dimensão Territorial do Estado de Mato Grosso do Sul: Regiões de Planejamento, 2015. Disponível em:

http://www.semagro.ms.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/estudo_dimensao_territorial_2015.pdf

SILVA, Fabiana; VIEIRA, Ricardo S. Consórcios Públicos: uma possível alternativa para o desenvolvimento territorial sustentável em Santa Catarina. EGEM, 2016.

VIANNA, Ilca de Oliveira de A. Metodologia do trabalho científico: um enfoque didático da produção científica. São Paulo: E.P.U., 2001.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Publicado
2019-10-07