DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: aplicação de teorias e conceitos em uma loja de matérias para construção
Resumo
Este relato de prática deriva de um trabalho desenvolvido pelo curso de administração da UFMS do campus de Naviraí, no qual o propósito foi desenvolver a interdisciplinaridade entre Gestão Estratégica, Matemática Comercial e Financeira, Recursos Materiais e Patrimoniais, Recursos Humanos e Sistema de informações. A proposta era proporcionar aos discentes a possibilidade de aplicar conceitos e teorias na pratica. O objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico organizacional em uma empresa de materiais de construção, e, a partir da análise do diagnóstico organizacional criar e sugerir um plano de ação para a empresa. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa descritiva, sendo os procedimentos técnicos uma pesquisa de campo, com técnica de coleta de dados, observação, entrevistas, cliente oculto. Como resultados obtidos foi possível sugerir medidas de intervenção na empresa a partir de um rol de sugestões contidos em um plano de ação que inclui melhorias no layout de atendimento do setor de vendas, estratégia de comunicação e marketing para divulgação de novos produtos, bem como o investimento no relacionamento com construtores e profissionais da construção civil.
Referências
BUCHELE, Robert B. Diagnóstico de empresas em crescimento. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1980.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 6. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2006
FEITOSA, Douglas R.; BRASIL, Marcus V. O.; MARROM, David A. S.; SARAIVA, Luiz R. M. Cliente Oculto: uma Ferramenta para Tomada de Decisão Empresarial. Revista Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.3, n. 2, p. 57-66, 2017
GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KLEIN, Amarolinda Z. Metodologia de pesquisa em administração: uma abordagem pratica. São Paulo: Atlas, 2015.
PETROCCHI, M. Turismo: Planejamento e Gestão. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009
SCHMITT, Guillermo R. Turnaround: a reestruturação dos negócios. Tradução: Michel Cabrera; Revisão técnica: Paulo Michael Vanca. São Paulo: Makron Books, 1996.
SEVERINO, Antônio J. Metodologia do Trabalho Cientifico. 23 ed. São Paulo, Cortez, 2007.