ESTADO DA ARTE DO ATO DE PRESENTEAR: CONSTRUINDO UM PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS

  • ANA TEREZA FREITAS DE LAPEDRA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • OLGA MARIA COUTINHO PEPECE UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • MAYRA CARLOS DA SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Palavras-chave: ATO DE PRESENTEAR, GIFT-GIVING, BIBLIOMETRIA

Resumo

O ato de presentear se apresenta na maioria das culturas, atraindo a atenção de diversas áreas do conhecimento. A fim de produzir um estado da arte a respeito da temática no Brasil, este artigo buscou mapear as pesquisas sobre o ato de presentear no país. Portanto, investigaram-se: bancos de teses e dissertações; plataformas como Google Scholar; Portal de Periódicos Capes; Anpad; Ebsco; Proquest; e currículos lattes dos autores identificados; totalizando 65 publicações constatadas a respeito do ato de presentear no Brasil entre os anos de 2000 (primeira publicação) e 2018 (encerramento da coleta de dados). As publicações foram organizadas segundo os anos de publicação; número de obras por autores; número de citações das publicações dos autores brasileiros; pesquisadores mais produtivos e suas IES. Evidenciou-se que, dos 115 autores constatados, 89 publicaram apenas um estudo a respeito da temática. Dos autores mais produtivos, constataram-se dois autores que concentram o maior número de publicações. Este artigo contribui para o enriquecimento da literatura sobre o ato de presentear no contexto brasileiro ao apresentar o estado da arte sobre a temática no país, auxiliando pesquisadores na continuação e aprofundamento das pesquisas sobre a temática.

Referências

ALMEIDA, A. R. D. de; LIMA, C. Ai meu Deus, o que eu Compro? Um Estudo Experimental sobre a Ansiedade na Compra de Presentes. In: XXI Encontro da ANPAD, 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro-RJ: ENANPAD, 2007.

ASSIS, V. S. de. Dádiva, mercadoria e pessoa: as trocas na constituição do mundo social Mbyá-Guarani. Tese (Doutorado em Antropologia Social), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

BELK, R. W. It's the thought that counts: A signed digraph analysis of gift-giving. Journal of Consumer Research, v. 3, n. 3, p. 155-162, 1976.

BELK, R.W. Gift-Giving Behavior. In: JAI PRESS INC. Research in Marketing. Vol. 2. p. 95 – 126, 1979.

CAPLOW, T. Christmas gifts and kin networks. American sociological review, p. 383-392, 1982.

COELHO, M. C. O valor das intenções: dádiva, emoção e identidade. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

COUTINHO, F. G. de A. Troca de presentes e redes sociais: A influência dos relacionamentos nos significados do ato de presentear. Revista UNIFAMMA, v. 11, p. 89-105, 2012.

DAMO, A. S. Dom, Amor e Dinheiro no Futebol de Espetáculo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 23, n. 66, p. 139-209, 2008.

FARIAS, S. A. de; DIAS, C. de M.; BENEVIDES v. M. F.; FERREIRA, P. G. G.; BEZERRA, L. E. de F. O Comportamento de Presentear: Dimensões Motivacionais Relevantes para o Marketing. In: XXV Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2001, Campinas. Anais..., Campinas-SP: ENANPAD, 2001.

FIGUEIREDO, N. M. Desenvolvimento e Avaliação de Coleções. Rio de Janeiro: Rabiskus, 1993.

LOURENÇO, C. D. da S.; REZENDE, D. C. de. Vale-presente: Como fica a dimensão simbólica do ato de presentear? Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v.10, n.01, jan/jun, 2012.

MALINOWSKI, B. Argonautas do pacifico ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia. Os pensadores, v. 43, 1976. (Obra originalmente publicada em 1922).

MALINOWSKI, B. Tema, método e objetivo desta pesquisa. In: MALINOWSKI, B. Argonautas do pacífico ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné, Melanésia. São Paulo: Abril Cultural, 1984. p. 17-34.

MAUSS, M. Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. Sociologia e antropologia. São Paulo: EPU, 1974 (Obra originalmente publicada em 1925).

MIGUELES, C. Antropologia do consumo. In: MIGUELLES, C. A troca de presentes no Japão e no Brasil: algumas considerações sobre o significado das trocas simbólicas e escolha do consumidor. Rio de Janeiro: FGV, 2007. p. 155-222

NATAL deve movimentar R$53,5 bi na economia, projetam CNDL/SPC Brasil. CNDL, 08 nov. 2018.

OLIVEIRA, J. S. de; VIEIRA, F. G. D. Com os pés na Igreja e as mãos nas compras: Compreendendo a influência religiosa na constituição dos significados atribuídos ao consumo de presentes de Natal por jovens cristãos. In: IV Encontro de Marketing da Anpad, 2010, Florianópolis. Anais... Florianópolis-SC: ENANPAD, 2010.

PEPECE, O. M. C. O comportamento de presentear: uma análise exploratória. 2000. 230 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2000.

PEPECE, O. M. C. O Comportamento de Compra de Presentes: Mais um Simples Ato de Consumo ou uma Forma de Expressão de Significados. In: XXVI Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2002, Salvador. Anais..., Salvador-BA: ENANPAD: 2002.

PEPECE, O. M. C. O ato de presentear: o único capaz de transmitir mensagens sem utilizar palavras, de expressar carinho sem utilizar o toque. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2002, Salvador. Anais..., Salvador-BA: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2002.

PEPECE, O. M. C.; MARCHETTI, R. Z.; PRADO, P. H. M. Aspectos sócio-demográficos e culturais relacionados à compra de presentes: implicações para o varejo especializado. In: Claudio Felisoli de Angelo; José Augusto Giesbrecht da Silveira. (Org.). Varejo Competitivo. São Paulo: Atlas, 2000, v. 5, p. 19-43.

PEPECE, O. M. C.; VERDU, F. C.; BATTISTELLI, B. M.; MENEZES, L. A. de; FREITAS, O. C. de. Comportamento do consumidor: ato de presentear com jóias na cidade de Curitiba. Administração de Empresas em Revista, v. 5, p. 31-62, 2006.

PEREIRA, C. R; STREHLAU, S. Family Indebteness in a Gift Relantionship. In: EMAC - European Marketing Academy, 2012, Portugal. Anais..., Portugal: EMAC, 2012.

PRÊTO, L. F.; PRÊTO, M. B.; ZAMBERLAN, L.; FROEMMING, L. M. S.; SPAREMBERGER, A. O comportamento do consumidor no ato de presentear. In: XI Semead USP, 2008, São Paulo. Anais..., São Paulo-SP: SEMEAD USP, 2008.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo" estado da arte" em educação. Revista diálogo educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

SANTANA, E. E. de P.; CARVALHO, D. T.; FAGUNDES, A. F. A. Para Quem é o Presente? A Influência dos Papéis Sociais na Propensão de se Dar Valepresentes. In: II Encontro de Marketing da Anpad, 2006, Rio de Janeiro. Anais..., Rio de Janeiro-RJ: ENANPAD, 2006.

SCHIEFFELIN, E. L. Reciprocity and the Construction of Reality. Man, p. 502-517, 1980.

SCHWARTZ, B. The social psychology of the gift. American journal of Sociology, v. 73, n. 1, p. 1-11, 1967.

SHERRY JR, J. F. Gift giving in anthropological perspective. Journal of consumer research, v. 10, n. 2, p. 157-168, 1983.

TEIXEIRA, A. de A.; FREITAS, A. A. F. de. O ato de presentear em relacionamentos comerciais. Organizações e Sociedade, v.18 - n.59, p. 719-737 - Out/Dez – 2011.

WILKIE, W. L. Consumer behavior. Third Edition. United States of America: John Wiley & Sons, Inc., 1994.

Publicado
2019-10-08
Seção
Artigo completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor