JUVENTUDE BRASILEIRA: o sujeito-estudante na pós-modernidade

  • Joselma Barros Reis Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-Campus Naviraí
  • Josélia Barros Reis Moreira Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia
  • Pedro Ramão Rojas Coronel Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-Campus Naviraí
  • Paula Morais Gomes Freitas Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-Campus Naviraí
Palavras-chave: Juventude, Educação, Sociedade

Resumo

O texto a seguir apresenta um diálogo de ideias e dados acerca das maneiras de ser e de estar, do jovem brasileiro, no mundo contemporâneo e os consequentes reflexos no contexto educacional. Pensando-o, principalmente, sob a ótica de Zygmunt Bauman e Demerval Saviani, o intuito é levantar uma reflexão no que diz respeito a esse jovem como sujeito-estudante. O diálogo com esses pensadores aponta novos caminhos a fim de refletir o que vem sendo a juventude contemporânea. Inicialmente, apresentando um breve panorama de alguns trabalhos já realizados em torno da problemática apresentada, a pesquisa se encontra em fase de análise desses estudos considerados mais relevantes.  Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir para o desenvolvimento de novas ações e práticas pedagógicas, e para novas reflexões acerca da juventude hodierna.

Biografia do Autor

Joselma Barros Reis, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-Campus Naviraí
É graduada e mestre em Letras, pela PUC-GO. Possui também habilitação em Pedagogia e pós-graduação em Língua Portuguesa e Educação Inclusiva. Atuou como Professora e Tutora Educacional na rede Estadual de Ensino do Estado de Goiás. Atualmente, é professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, atuando no Ensino Básico e Superior (graduação e pós-graduação) e na coordenação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) - campus Naviraí. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Espanhola e Literaturas Correspondentes.
Josélia Barros Reis Moreira, Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia
Possui graduação em PEDAGOGIA e é docente efetiva da Rede Muncicipal de Ensino de Goiânia. Acadêmica de Psicologia  e pós-graduada em Educação Inclusiva e Métodos e Técnicas de Ensino, já atuou como coordenadora pedagógica e também na coordenação de projetos na Rede Municipal.  Atualmente é gestora da Escola Municipal Professora Antônia Maranhão Do Amaral.
Pedro Ramão Rojas Coronel, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-Campus Naviraí
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(2007) e especialização em LIBRAS pela Faculdade de Selvíria(2008). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de História.
Paula Morais Gomes Freitas, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-Campus Naviraí
Possui graduação em Licenciatura em Matemática - Faculdades Integradas Regionais de Avaré (2013); Especialização em Estatística (Ênfase em Educação) pela UNICESPI em 2014 e Mestrado Profissional em Matemática pela UFSCAR (Sorocaba) em 2017. Atualmente é professora de matemática - EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Referências

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Publicado
2019-10-15
Como Citar
REIS, J. B.; MOREIRA, J. B. R.; CORONEL, P. R. R.; FREITAS, P. M. G. JUVENTUDE BRASILEIRA: o sujeito-estudante na pós-modernidade. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 15 out. 2019.
Seção
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo