A TERRITORIZALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE DOURADOS – MS. O caso da setorização do PMCMV e o SUS.

  • Matheus Martins de Araujo Irabi UFGD
  • Kamila Madureira da Silva UFGD
  • Alexandre Bargamin Vieira UFGD
Palavras-chave: POLÍTICAS PÚBLICAS, DESIGUALDADES ESPACIAIS, CIDADES SAUDÁVEIS

Resumo

A partir de uma das realidades espaciais existentes no município de Dourados, localizado ao Sul do estado de Mato Grosso do Sul, que, se entrelaçam num emaranhado de diversas outras realidades no ambiente urbano dessa cidade, em que, o acesso e a acessibilidade aos recursos disponíveis pelo município são privilégios de porções reduzidas nesse espaço, encontra-se a necessidade de se discutir a atuação de duas Políticas Públicas que centralizam, por sua vez, duas angústias sociais, para garantia de uma qualidade de vida, representadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida e o Sistema Único de Saúde. Os resultados obtidos tiveram como palco os Loteamentos Sociais Dioclécio Artuzi e Estrela do Leste, além de suas respectivas Unidades Básicas de Saúde, e consistiu-se na aplicação de questionários com os moradores desses Loteamentos Sociais além da construção de um diálogo com os moradores e alguns agentes da Prefeitura Municipal. Constatamos que as realidades encontradas nesses locais de moradia não são favoráveis a seus residentes, que além de sofrer com problemas internos, como problemas na estrutura da casa, desconfortos térmicos, estar localizados distantes da cidade, na saída de uma rodovia e etc. também sofrem com serviços de saúde limitados e de difícil acesso.

Referências

AMORE, C. ; RUFINO, M. ; SHIMBO, L. Minha casa... E a cidade? : Avaliação do programa minha casa minha vida em seis estados brasileiros. Letra Capital, 2015.

BONDUKI, N. Do projeto moradia ao programa minha casa. São Paulo: Teoria e Debate, maio 2009.

GUIMARÃES, R. B. Geografia e Saúde sem fronteiras. Uberlândia (MG) - Ed. Assis, 2014

LEFÈBVRE, H. O direito a cidade. Cidade: São Paulo (SP). Centauro, 2008 (1969), 5 ed.

LIMA, S. C. Território e Promoção da Saúde. Jundiaí – Paco Editorial: 2016

SANTOS, M. A urbanização brasileira. 1 ed. São Paulo: EDUSP, 1993.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. 1996.

SERPA, Angelo. O espaço público na cidade contemporânea. Editora Contexto, 2007.

SERPA, Angelo – O espaço público na cidade contemporânea/ Angelo Serpa – 2 ed., 1ª reimpressão – São Paulo: Contexto 2014.

VIEIRA, A, B. O Lugar de cada um: indicadores sociais de desigualdade intraurbana. UNESP. Presidente Prudente, 2005.

VIEIRA, A, B. Mapeamento da exclusão social em cidades médias: interfaces da Geografia Econômica com a Geografia Política.2009. 208f. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.

Publicado
2019-10-31