CUSTOS DE PRODUÇÂO DE AVES TIPO CAIPIRA

  • Jean Kaique Valentim Universidade Federal da Grande Dourados
  • Deivid Kelly Barbosa Universidade Federal da Grande Dourados
  • Claudia Aparecida de Campos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rita Therezinha Rolim Pietramale Universidade Federal da Grande Dourados
  • Vivian Aparecida Rios de Castilho Universidade Federal da Grande Dourados
  • Felipe Cardoso Serpa Universidade Federal da Grande Dourados
  • Bruna Barreto Przybulinski Universidade Federal da Grande Dourados
  • Janaina Palermo Mendes Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: Atividade sustentável, bem-estar animal, frango caipira.

Resumo

Objetiva-se relatar a implantação de um sistema de produção de frangos do tipo caipira a fim de fornecer produtos de origem animal diferenciado e natural a um crescente nicho de mercado. A criação de frangos caipiras apresentou valores rentáveis quando analisamos a receita liquida com os custos totais. O rendimento da atividade apresentou valores que custeiam todos os gastos e ainda cobre, mesmo que com pouca diferença, o rendimento da caderneta de poupança. Para pagar todos os custos do sistema é necessário produzir 772,21 aves, e o sistema produz 950 aves por ciclo. O projeto apresentou ser viável, uma vez que, seu retorno financeiro foi a curto prazo, permitindo ao produtor adquirir um empréstimo ou financiar a atividade.

Biografia do Autor

Deivid Kelly Barbosa, Universidade Federal da Grande Dourados
Zootecnista formada pela UTFPR. Mestranda do PPGZ da Faculdade de Ciências Agrarias FCA/UFGD.

Referências

BOLIS, D.A. Biosseguridade na criação alternativa de frangos. In: Conferência de Ciência e Tecnologia Avícola – APINCO, 2001, Campinas. Anais... Campinas-SP, APINCO, 2001.

FIGUEIREDO, E.A.P. Diferentes denominações e classificação brasileira de produção alternativa de frangos. In: In: Conferência de Ciência e Tecnologia Avícola – APINCO, 2011, Campinas. Anais... Campinas-SP, APINCO, 2001.

GESSULLI, O.P. Avicultura alternativa: sistema “ecologicamente correto” que busca o bem-estar animal e a qualidade do produto final. Porto Feliz: OPG Editores, 1999.

NAZARENO, A. C. Influência de diferentes sistemas de criação na produção de frangos de corte industrial com ênfase no bem-estar animal. 2008. 97p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.

SILVA, R.D.M.; NAKANO, M. Sistema caipira de criação de galinhas. Piracicaba: O Editor, 1998.

TAKAHASHI, S.E. Efeito do sistema de criação sobre o desempenho e a qualidade de carne de frangos de corte tipo colonial e industrial. Botucatu: Universidade Estadual Paulista, 2003. 64p. Dissertação (Mestrado em Nutrição e Produção Animal) - Universidade Estadual Paulista, 2003.

Publicado
2019-10-14