AVALIAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO DA ATIVIDADE LEITEIRA

  • Patrick Vilela de Souza IFMG - Bambuí
  • Jean Kaique Valentim UFGD
  • Cláudia Aparecida de Campos IFMG - Bambuí
  • Vivian Aparecida Rios de Castilho UFGD - Dourados
  • Rita Therezinha Rolim Pietramale UFGD
Palavras-chave: Atividade leiteira, Custo de produção, Índices zootécnicos e econômicos.

Resumo

Objetivou-se avaliar os dados referentes aos índices econômicos e zootécnicos para analisar a rentabilidade da atividade leiteira da Fazenda Olhos D’Água, no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2015. Realizou-se uma pesquisa descritiva para o levantamento dos dados, os íncides zootécnicos foram cadastrados no software Prodap-Profissional e os dados econômicos em tabelas do programa Balde Cheio. Efetivou-se a correlação dos dados zootécnicos com os econômicos no período analisado, visando identificar os itens técnicos econômicos que mais afetam a eficiência e rentabilidade da atividade. Observa-se que, com a diminuição da produção de leite na propriedade no período avaliado, o custo total teve um grande aumento, devido às depreciações e remuneração do capital ser muito semelhante com a produção alta, média ou baixa. O preço do litro de leite recebido durante os três anos avaliados não houve grande diferença, mantendo-se estável. Nos dois primeiros anos avaliados, a atividade teve a maioria da receita proveniente de venda de vacas em lactação, e uma pequena quantidade de animais produtivos em relação ao rebanho, o que fez com que a atividade ficasse um pouco arriscada. A partir dos resultados alcançados, conclui-se que a atividade é viável e encontra-se estruturada para os próximos anos.

Referências

CARVALHO, F. M.; RAMOS, E. O.; LOPES, M. A. Análise comparativa dos custos de produção de duas propriedades leiteiras, no município de Unaí-MG, no período de 2003 e 2004. Ciência e Agrotecnologia, v. 33, n. spe, p. 1705-1711, 2009.

FARIA, V. P. Desempenho zootécnico – econômico: Como avaliar. Balde Branco. São Paulo, n. 486, p. 26-29. abril. 2005.

GOTTSCHALL, C. S.; FLORES, A. W.; RIES, L. R.; & ANTUNES, L. M. Gestão e manejo para bovinocultura leite. Guaíba: Agropecuária. 2002.

GOMES, S. T. Economia da produção do leite. Belo Horizonte: [s.n.], 2000.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico de 2015. Dados referentes a Produção Animal no 4º trimestre de 2015. Disponivel em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/agropecuaria/producaoagropecuaria/abate-leite-couro-ovos_201504comentarios.pdf. Acessado em: 22, Mai de 2016.

LOPES, M. A.; & LOPES, D. D. C. Desenvolvimento de um sistema computacional para cálculo do custo de produção do leite. Revista Brasileira de Agroinformática, v. 2, n.1, p. 1-12, 1999.

LOPES, M. A.; & CARVALHO, F. M. Custo de produção do leite. Lavras: UFLA, 2000. 42 p. (Boletim agropecuário, 33).

LOPES, M. A.; LIMA, A. L. R.; CARVALHO, F. DE M.; REIS, R. P.; SANTOS, I. C.; SARAIVA, F. H. Controle gerencial e estudo da rentabilidade de sistemas de produção de leite na região de Lavras (MG). Revista Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 28, n. 4, p. 883-892, 2004.

OLIVEIRA, S. L. Tratado de Metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

Publicado
2019-10-07
Seção
Artigo Completo - Desenvolvimento L/R, Território e Urbanização